Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Aldemar Ribeiro/ATN

Foto: Aldemar Ribeiro/ATN

A entrega da Carreta “Saúde Cidadã, Saúde da Mulher” realizada nesta sexta-feira, 16, em Araguatins, a 601 Km de Palmas, contou com a participação de lideranças políticas do Bico do Papagaio.

Logo na chegada, uma comitiva de pessoas ligadas à Associação de Municípios do Bico do Papagaio (Ambip) recebeu o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no aeroporto para demonstrar total respaldo ao programa do governo federal “Mais Médicos”. Ele e o governador Siqueira Campos foram recepcionados por prefeitos, deputados, vereadores e líderes políticos da região. 

Nos discursos, foram claras as manifestações de agradecimento e apoio aos governos federal e estadual. O senador Vicentinho Alves, que falou em nome da bancada da tocantinense (o evento foi prestigiado por cinco congressistas do Estado), disse que essa foi a primeira vez na história que Araguatins recebia a visita de um ministro da Saúde.

Presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), o prefeito de Almas, Leonardo Cintra, ressaltou a importância do trabalho da carreta e o anúncio das UPAs. Na Câmara Municipal da cidade, onde houve a assinatura de portaria para mais recursos na área da saúde no Estado, os 11 vereadores estiveram presentes acompanhando os discursos de Siqueira e Padilha.

Além de Cintra e do prefeito anfitrião do evento, Lindomar Madalena, estiveram presentes os chefes do Executivo de Axixá (Auri-Wulange Ribeiro Jorge), de Augustinópolis (Deijanira de Almeida Pereira), de Luzinópolis (José Arimatéia Coelho Damaceno), de Carrasco Bonito (Carlos Alberto Rodrigues da Silva), de Riachinho (Fransergio), de Sítio Novo (Jair Farias), de Sampaio (Luiz Anacleto), de Praia Norte (Jader Pinheiro), de São Miguel do Tocantins (Dino),  de Buriti do Tocantins (Rúbia Amorim), de Nazaré (Clayton Paulo), de Maurilândia do Tocantins (Leoneide) e de Itaguatins  (Régis Melo),  todos da região do Bico do Papagaio. Da região Norte do Estado, participou o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas.

Ações fortalecidas

Com os anúncios desta sexta-feira, 16, o Estado, em parceria com a União, fortalece a área de saúde do Bico do Papagaio, região que concentra quase 200 mil habitantes. Além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) anunciadas para Araguatins e Augustinópolis, o Bico do Papagaio contará com o Hospital de Pequeno Porte (HPP) com novos equipamentos, com o Hospital Regional completamente reestruturado em Augustinópolis e outra UPA naquela cidade. (Ascom)