Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governo estadual estuda a criação da Secretaria de Assuntos Metropolitanos para tratar da elaboração de projetos para a instalação de regiões administrativas no Estado. A proposta ainda está em análise, conforme relatam governistas, assim como outras alterações administrativas que a atual gestão pretende fazer novamente.

 O secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos comentou recentemente da intenção do governo em elaborar o projeto de criação da região metropolitana de Palmas para ampliar e melhorar o acesso a alguns programas e projetos do governo federal que muitas vezes tem restrição em razão do contingente populacional dos municípios.

 A proposta da criação da pasta, no entanto, já divide algumas opiniões principalmente com relação às regiões administrativas. O prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, por exemplo, frisou que é a favor da criação da pasta e das regiões só se os projetos forem discutidos com os prefeitos.  “O que vier para ajudar e melhorar o atendimento ao povo todo mundo aceita mas se for pra mexer com a autonomia dos municípios nós não vamos aceitar”, opinou.

O governo silencia sobre as alterações que pretende fazer na estrutura que resultará principalmente na fusão de algumas pastas e autarquias. Os secretários membros do Comitê gestor – Lucio Mascarenhas da Administração, Marcelo Olímpio da Fazenda, Flavio Peixoto do Planejamento – também não se manifestaram ainda sobre o assunto.

As alterações serão analisadas pelo governador que vai dar o aval para as possíveis mudanças.