Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, recepciona o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivela, nesta sexta-feira, 06, às 16 horas, no Gabinete II, e na ocasião o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, apresentará o Projeto Gamboa, desenvolvido pela pasta para a Agrotins 2013. O ministro vem a Palmas para o encerramento da X Semana do Peixe realizada em todo o Brasil.

“Este projeto fez muito sucesso durante a Agrotins e chamou a atenção dos pequenos produtores para o fato de ser possível produzir peixe num espaço pequeno, com práticas simples e mão de obra local”, afirmou Roberto Sahium. Ainda de acordo com o gestor, o projeto Gamboa possibilita o aumento da oferta de pescado e o consumo per capita do produto. “É com certeza um incentivo a mais para o brasileiro comer peixe”, frisou.

O projeto 

Criado para incentivar a produção de peixes em Bag-fish (bolsas para peixes) com alta tecnologia, reunindo práticas que respeitam o meio ambiente como a reutilização da água dos tanques para fertirrigação ( técnica de adubação que utiliza a água de irrigação para levar nutrientes ao solo cultivado) e o uso de placas de energia solar. No projeto Gamboa é possível produzir até 750 kg de peixes em cerca de 40 m³.

Além de prezar pela utilização de um espaço reduzido no processo de criação de peixes, destaca-se, ainda, por fazê-lo em tempo razoável, favorecendo a competitividade dos produtores que adotarem tal prática.

Toda a água fertilizada no projeto pode ser usada tanto na agricultura familiar (frutas e verduras), produção de leite (pastagens), como no plantio de Flores Tropicais.

Semana do Peixe 

A Semana do Peixe acontecerá entre os dias 1º e 15 de setembro, e tem como objetivo estimular o consumo de pescado e seus derivados, através da participação de supermercados, bares e restaurantes, escolas, empresas e instituições parceiras. A campanha promove uma série de iniciativas em torno do pescado, como cursos, palestras, seminários, festival gastronômico, degustações, blitz educativa, campeonatos de pesca esportiva, promoções em supermercados, além de atividades promovidas nas colônias de pescadores de Palmas e no interior do Estado.