Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

As 20 propostas para a destinação adequada de resíduos sólidos foram eleitas nesta última terça-feira 10, pelos participantes da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente, realizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades). Delegados representantes dos 139 municípios do Tocantins participaram ativamente do evento, sugerindo, debatendo e elegendo as propostas. Para a coordenadora geral do evento e técnica da Semades, , o resultado é positivo. “Estamos muito satisfeitos com a conferência. Houve uma boa participação dos delegados e da sociedade em geral, que deram grande contribuição com propostas de qualidade. A equipe do Ministério do Meio Ambiente que esteve acompanhando os trabalhos elogiou bastante a etapa no Tocantins”, disse Chryss.

Mais de 200 propostas foram apresentadas às demandas identificadas entorno de quatro eixos temáticos: Produção e Consumo Sustentável, Redução dos Impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda e Educação Ambiental. As propostas tiveram foco desde a inserção da educação ambiental nas escolas, a valorização dos profissionais catadores, a coleta seletiva até a formação de consórcios intermunicipais. Segundo a coordenadora, ainda hoje será enviado para o Ministério do Meio Ambiente (MMA) o relatório com as propostas eleitas. A próxima etapa será a Conferência Nacional do Meio Ambiente, que deve acontecer de 24 a 27 de outubro, em Brasília (DF). 

Delegados

Além das propostas, o Tocantins será representado por 28 delegados, escolhidos durante a Conferência Estadual. “Tentamos respeitar a quantidade de gênero na eleição dos delegados. A metodologia foi muito boa, permitiu uma maior participação das mulheres e também de delegados do interior. (Ascom Semades)