Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), lança nesta quinta-feira, 12, o projeto de economia solidária Desenvolve Palmas, que beneficiará diretamente duas mil famílias de baixa renda do município. O lançamento acontece às 14 horas, na Câmara Municipal, com a presença do prefeito Carlos Amastha, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Carlos Borges da Silveira, de autoridades locais e representantes de entidades da sociedade civil.   

 O objetivo do projeto é implementar ações integradas de economia solidária, visando estruturar processos produtivos que possibilitem o desenvolvimento econômico e social de trabalhadores de baixa renda que atuam nos empreendimentos econômicos solidários da cidade, fortalecendo a governança e a sustentabilidade das políticas públicas empreendidas para a geração de trabalho e renda.

 De forma direta o projeto contemplará as seguintes metas: mapeamento das famílias, formação e assessoramento técnico, criação e fortalecimento dos espaços de economia solidária, fomento às finanças solidárias, apoio à comercialização solidária e o acompanhamento, monitoramento e avaliação de cada etapa do processo.

 As ações serão planejadas e estruturadas com o apoio de diversos setores da sociedade, a exemplo de movimentos e organizações sociais, universidades, Sistema “S” e órgãos públicos. A proposta é promover o desenvolvimento profissional de comunidades de baixa renda de Palmas, contemplando os eixos do conhecimento, inovação tecnológica e mercado de trabalho.  Ao todo serão constituídos 50 empreendimentos de economia solidária na cidade.

 Regiões

O projeto compreenderá todo o perímetro urbano e rural de Palmas, bem como os dois distritos. Para tanto, a cidade foi dividida em oito regiões (Centro-Sul, Centro-Norte, Extremo Norte, Aurenys, Taquaralto, Taquarí, Taquaruçu e zona rural) com o objetivo de facilitar as ações que serão implementadas. Tais como: realização de cursos de capacitação e de formação e qualificação profissional, oficinas, palestras, além da implantação do Centro Público de Economia Solidária, divulgação dos Espaços de Economia Solidária e realização de feiras e do I Festival Regional de Economia Solidária de Palmas.   

 Desenvolve Palmas será executado através de convênio firmado com o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes). Os recursos empregados são da ordem de R$ 4 milhões. (Ascom Sedem)