Uma operação delicada realizada na tarde desta sexta-feira, 13, pela Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas, resultou no salvamento de um espécime de pirarucu, um dos maiores peixes de água doce do País. O peixe de aproximadamente 100 kg e 1,60m de cumprimento estava isolado na parte baixa do lago no Parque Cesamar, próximo a ponte de madeira.
De acordo com o gerente ambiental da Guarda Metropolitana, Heleno Freitas, o peixe desceu pela queda d’água da represa do parque com o aumento da vazão. “Possivelmente ele desceu pela represa após o aumento da vazão correndo o risco de ser capturado pelo homem ou de não se alimentar direito e vir a morrer”, esclareceu.
Na captura foi usada uma rede de pesca, uma maca e ainda o trabalho de 10 guardas metropolitanos ambientais. A operação que durou cerca de duas horas, foi acompanhada de perto pelo gerente de Parques Ambientais do Município, Milton Ferreira Barros. “Fico muito feliz em poder contribuir com esta ação. O pirarucu é uma espécie dócil, mas, que tem muita força por isso temos que todo o cuidado ao manuseá-lo”, disse.
Após a captura, o pirarucu (Arapaima Gigas) foi transferido numa caminhonete da Guarda Metropolitana para parte alta do lago do próprio Parque Cesamar e solto na represa.