Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A deputada federal Dorinha Seabra Rezende (DEM/TO) está fazendo gestão junto ao Ministério da Educação, juntamente com o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Márcio da Silveira, para liberar a sua emenda para a construção do Hospital Universitário (HU).

O reitor confirmou que já foi aberto o processo licitatório para dar início à elaboração do projeto de construção do HU e que isso está sendo possível graças à parlamentar por ter destinado sua emenda de bancada para a instituição. O valor da emenda é na ordem de R milhões.

A construção do hospital também já havia sido assegurada pelo Ministério da Educação em reunião com a Professora Dorinha, o Secretário Executivo do MEC José Henrique Paim e o reitor da UFT. “O MEC havia nos dado a garantia de que será possível construir o hospital, agora estamos buscando agilizar a liberação desse recurso”, disse a deputada.

O reitor frisou que, desde o primeiro contato feito com a Professora Dorinha, ela sempre foi muito solícita e foi a primeira a se prontificar em colaborar com o projeto. “Além do hospital universitário, também vamos construir um instituto integrado de professores da UFT com o apoio da deputada”, afirmou.

Segundo Silveira, deverão ser elaborados dois projetos para o hospital, um básico e um complementar. “Esses projetos deverão ser construídos coletivamente, em parceria com os governos Estadual e Municipal e levantar as necessidades mais emergenciais”, disse.

O prazo para abertura dos envelopes com propostas de empresas interessadas em assinar contrato está previsto para o dia 21 de outubro.

O HU servirá para auxiliar na formação dos alunos da UFT da área de saúde (Medicina, Enfermagem, Nutrição, Serviço Social) e também para atender à população. Já o instituto terá foco na área da Educação e acolherá os sete campi da UFT em todo o Estado para que os cerca de mil professores possam trabalhar de forma integrada.