Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Já no Tocantins, os médicos do programa Mais Médicos, do governo federal, que trabalharão no interior do Estado, passam durante esta semana por capacitações oferecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Ao todo, 16 cubanos e dois médicos brasileiros formados na Espanha estão participando dos cursos para conhecerem melhor a realidade do local onde vão trabalhar. A maioria dos médicos é de Cuba e desembarcou em Palmas no último sábado, 14, quando foram recepcionados pelo Governador Siqueira Campos.

 

A médica cubana Yaisel Perea Perez irá atender em Arraias, no sudeste do Estado. Para ela, o curso oferecido pela Sesau é importante por possibilitar um afunilamento maior sobre a realidade da saúde do Tocantins. “Nós vivemos em outro país, que tem diferenças com o Brasil”, disse ela. Conforme a médica, esta não é a primeira capacitação que o grupo recebe.

 

De acordo com Yaisel, o Ministério da Saúde já vem ministrando cursos aos médicos desde antes da saída deles de Cuba. “Nossa preparação começou ainda em Cuba. Técnicos do Ministério da Saúde estiveram falando sobre a realidade do país, ensinando português e nos ensinando sobre as doenças no Brasil”, frisou, ao explicar que existem doenças que afetam o país, mas que são pouco conhecidas em Cuba.

 

Médico que já esteve no Tocantins entre 2002 e 2005, Angel Rigio Lemes Dominguez frisou que o bom relacionamento com gestores, médicos e a população de Lizarda – onde atendeu – foi o norteador para seu retorno. “Eu trabalhei bem, trabalhei tranquilo (naquele período), sempre tive apoio da Prefeitura, da equipe do Posto de Saúde e tivemos parceria total com os médicos que atenderam lá”, completou.

 

Nos dois casos, as expectativas dos médicos é atender à população da melhor maneira possível. “Minha expectativa é trabalhar muito, trabalhar bem e entregar à população todo o nosso conhecimento sobre saúde”, frisou Angel. Para Yaisel, a expectativa é de “apoio, muito trabalho e muito amor”.

 

Capacitação

Durante esta semana, os 18 médicos que atenderão no Tocantins vão participar de capacitações sobre a realidade do Tocantins, principais doenças e características das cidades para onde serão enviados. De acordo com a diretora de Atenção Básica da Sesau, Nadir Santos, as atividades começaram nesta manhã com uma roda de conversa. “Serão feitas palestras sobre temas específicos como doenças tropicais, que atingem o Estado, e na quinta-feira eles farão visitas guiadas às Unidades Básicas de Saúde para conhecer o atendimento feito nos locais”, explicou.

 

Para o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems), Sinvaldo Moraes, a chegada dos médicos ao Tocantins é um alento a mais, principalmente para pequenos municípios que enfrentam dificuldades em ter um profissional atendendo em seus postos de saúde. “Para nós, a chegada dos médicos está fortalecendo a Atenção Básica de Saúde para esses municípios que tem dificuldades para ter um médico. É uma valorização muito grande para os usuários do Sistema Único de Saúde”, completou.