Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

No início de 2013, Palmas foi escolhida pelo Ministério da Cultura (MinC) para ser a primeira cidade do País a realizar a implantação do Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais (SNIIC). A Capital tocantinense se destaca pelo número de artistas e produtores culturais envolvidos, sendo a cidade brasileira com maior número de cadastros no SNIIC.

 Em todo o Brasil, aproximadamente, 1350 agentes e 670 objetos culturais foram cadastrados, totalizando mais de 2000 cadastros. Em Palmas, foram registrados 83 agentes e 30 objetos, que já podem ser visualizados na plataforma.

 O presidente da Fundação Cultural de Palmas, Luiz Teixeira reforçou a importância do cadastro. “Esse mapeamento irá nos permitir conhecer as vocações artísticas que temos e também as deficiências. Muitas vezes deixamos de obter benefícios por falta de conhecimento e como lidar com isso”, afirmou Teixeira.

 Saiba mais 

 O objetivo do SNIIC é permitir que os agentes culturais e a sociedade como um todo possam ter acesso a informações do segmento cultural em um único lugar, além de ser possível cadastrar informações culturais atualizadas. A partir da implantação do Sistema, o Brasil se equipara a outros países da América Latina e do mundo que já possuem banco de dados culturais: Argentina, Uruguai, Colômbia, México, França e Espanha.


A Lei 12.343, de 2 de dezembro de 2010, definiu que o SNIIC será a plataforma para monitoramento do Plano Nacional de Cultura (PNC). Entre as suas funções estão à coleta, sistematização e interpretação de dados, além de fornecer metodologias e estabelecer parâmetros à mensuração da atividade do campo cultural e das necessidades sociais por cultura, que permitam a formulação, monitoramento, gestão e avaliação das políticas públicas de cultura e das políticas culturais. (Secom Palmas)