Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Ministério da Cultura (MinC) concluiu o repasse da primeira parcela do segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) para todos os estados e o Distrito Federal. O Estado do Tocantins está entre as unidades da federação habilitadas, sendo o montante de R$ 13.821.961,52, recurso que será fundamental para dar continuidade às ações de incentivo à produção artística e ao fortalecimento das políticas culturais em todo o estado.

Para o coordenador-geral do Comitê de Cultura no Tocantins, Kaká Nogueira, o repasse representa mais um passo importante para consolidar a política cultural no estado. “A Aldir Blanc é uma conquista da classe artística e um instrumento essencial de democratização do acesso aos recursos públicos. Essa nova etapa vai fortalecer a produção cultural tocantinense, alcançando artistas, coletivos e grupos de todas as regiões. O Comitê seguirá atuando junto às instituições culturais para garantir que esse recurso chegue a quem realmente faz a cultura acontecer”, destacou Nogueira.

O chefe do escritório regional do Ministério da Cultura no Tocantins, Cícero Belém, ressaltou o papel estratégico da parceria entre as três esferas de governo e o protagonismo dos agentes culturais locais. “O sucesso da execução da Aldir Blanc depende da união entre governo federal, estados e municípios. No Tocantins, temos trabalhado com diálogo e responsabilidade para assegurar que os recursos sejam aplicados com transparência e efetividade, valorizando a diversidade e a riqueza cultural do nosso povo”, afirmou Belém.

Estado

A Política Nacional Aldir Blanc é uma ação do Governo Federal que reafirma o compromisso com a valorização da cultura como meio de identidade, criatividade e desenvolvimento social.  Com o recebimento da primeira parcela já em conta, o Tocantins já poderá lançar novos editais e dar início à execução dos projetos do Ciclo 2 da PNAB, ampliando o acesso da população à arte e à cultura e promovendo a geração de emprego e renda para trabalhadoras e trabalhadores do setor.

A secretária interina da Cultura do Estado do Tocantins, Valéria Kurovski, destaca que há muito trabalho pela frente. "A primeira fase de escutas ativas para a construção participativa do Plano de Aplicação dos Recursos (PAR) foi intensa, mas ainda há muito trabalho agora na fase de elaboração dos editais, instrução processual de cada um dos certames. Além das ações de busca ativa aos fazedores de Cultura indígenas e quilombolas, que demandam estratégias bem elaboradas."

Município

A cidade de Palmas receberá, por exemplo, receberá R$ 2.448.599,63. A presidente da Fundação Cultural de Palmas, Luara Aquino, enfatizou a importância dos novos repasses para o fortalecimento das políticas públicas municipais de cultura. “Palmas e todo o Tocantins vivem um momento especial, em que as políticas culturais estão sendo tratadas com seriedade e sensibilidade. Esse novo ciclo da Aldir Blanc vai permitir que mais artistas e fazedores de cultura tenham acesso a oportunidades de financiamento, impulsionando o setor criativo e ampliando o alcance das ações culturais na capital e no interior”, afirmou Aquino.

De acordo com o calendário do MinC, o repasse aos municípios terá início no dia 24 de novembro, fortalecendo ainda mais a rede de fomento cultural em todo o país.

Sobre o Comitê de Cultura

O Comitê de Cultura no Tocantins é resultado de uma parceria entre a Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC), a Associação Gurupiense de Artesãos (AGA) e o Instituto Social Cultural Araguaia (ISCA). Com sede em Palmas, o comitê faz parte do Programa Nacional de Comitês de Cultura do Ministério da Cultura e conta com representações regionais: uma em Gurupi, que cobre as regiões sul e sudeste do estado, e outra em Araguaína, responsável pela atuação no norte do Tocantins.