Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Vivianne Asevedo

Com a finalidade de digitalizar o acervo do Huto – Herbário da Universidade do Tocantins foi realizado, entre os dias 16 e 20, um curso de capacitação para os técnicos do Herbário e das instituições parceiras quanto ao uso e funcionalidades básicas do Brahms, um programa criado para gerenciar coleções de plantas e fungos em herbários. Como resultado dessa ação, o Huto passa a ser o primeiro herbário digital do Tocantins.

O biólogo Eduardo Ribeiro, coordenador do Huto explica que os herbários informatizados respondem com muito mais agilidade às perguntas dos cientistas, dos gestores da área ambiental e também de outros segmentos da sociedade, diminuindo os custos de pesquisa e agilizando o processo de geração do conhecimento, evitando assim deslocamentos até as coleções e o manuseio do material. Ribeiro destaca também a importância das parcerias com o INCT – Herbário Virtual da Flora e dos Fungos e com o Parque da Ciência Newton Freire Maia – Herbário IRAI.

“Primeiro a universidade cumpre seu papel de produzir conhecimento e agora estamos trabalhando para disponibilizar esse conhecimento mediante a digitalização do acervo do Huto. Temos uma flora muito peculiar, muito rica. Pesquisadores de diversas instituições, como USP, Instituto de Botânica, entre outras, já passaram por aqui. Agora, que somos o primeiro herbário virtual do Tocantins e estamos integrados a uma rede mundial, o acesso ao nosso acervo é potencializado”, explica Ribeiro.

O curso foi ministrado pelo biólogo Rony Ristow, coordenador do Herbário do Parque da Ciência Newton Freire Maia (Pinhais-PR). “Cada pesquisador local coleta material na sua área e todos disponibilizam em um espaço comum. E o Brahms é uma ferramenta muito relevante para esse trabalho, pois o que faríamos em dois dias, por exemplo, com esse software faz-se em quinze minutos”, destaca Ristow.

O Huto está instalado no CCA – Complexo de Ciências Agrárias da Unitins. O acervo possui mais de 3,5 mil exemplares da nossa flora e pode ser acessado no sítio www.splink.org.br

O Brahms

Brahms (Botanical Research and Herbarium Management Systems) é a sigla em inglês de um software de banco de dados para pesquisa botânica e gerenciamento de herbários criado pela Universidade de Oxford. O Brahms é o sistema adotado pela maioria dos herbários brasileiros. O programa também pode ser utilizado para catalisar iniciativas em pesquisas botânicas, facilitando a publicação de floras, listas de espécies e monografias. Além disso, o programa dispõe de aplicativos para armazenamento de imagens e produção de relatórios e mapas.