Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação UCI/Fieto

Foto: Divulgação UCI/Fieto

Com o objetivo de explicar o funcionamento do sistema tributário brasileiro, a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins - FIETO promoveu nesta quarta-feira, 25, em Araguaína o curso “Como pagar menos tributos?”. A iniciativa aconteceu por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo - PDA, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria - CNI, e foi voltada para empresários da indústria tocantinense.

O curso foi ministrado pela consultora da CNI, Lucilane Faria Rosa, mestranda em Ciências Contábeis pela PUC-SP, que explicou aos participantes regras gerais de regimes tributários, como o Simples, lucro presumido e lucro real, além de temas como retenções na fonte, ICMS e a importância das empresas dentro dos sindicatos.

“O curso é uma oportunidade para os empresários escolherem o tipo de tributação que se enquadra melhor no seu faturamento, trazendo resultados positivos às empresas que devem principalmente conhecer esse sistema para assim identificar as oportunidades como a redução legal de impostos”, ressaltou a consultora.

A capacitação contou com 45 empresários de Araguaína filiados ao Sindirepa, Sicon, Sia e SIQFAR. Segundo o supervisor Contábil da Empresa Brasilit, Adalberto Resende, a palestra é uma chance de direcionar uma melhor administração de impostos, possibilitando a correção de falhas de códigos de tributação.

A presidente do Sindicato das Indústrias de Confecções do Estado do  Tocantins – SICON/TO, Maria Elieth Lobo, conta que muitas vezes o empresário paga além do que devia simplesmente por falta de conhecimento. “É necessário planejar e nosso papel é justamente buscar essas informações” disse.