A Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Seagro) pronunciou-se por meio de nota sobre a manifestação dos movimentos sociais que ocuparam a o prédio da Pasta nesta quarta-feira, 23. A Seagro reconhece que é direito de todos manifestarem e lutarem pelos seus direitos, mas enfatiza que 90% das reivindicações solicitadas pelos manifestantes, que estão na sede da pasta deve ser “dirigida e negociada com o Governo Federal”, informa a nota.
Sobre as 93 reivindicações colocadas pelos manifestantes a Seagro informa que já encaminhou solicitação aos órgãos envolvidos (Sesau, Setas, Seduc, Naturatins, Itertins, Ruraltins, Segurança Pública, Tribunal de Justiça, Secretaria de Defesa Social, Agetrans e Agência Tocantinense de Saneamento) para pronunciamento sobre as questões levantadas. Confira abaixo a nota da Seagro na íntegra.
Nota de Esclarecimento
A Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) reconhece que é direito de todos manifestarem e lutarem pelos seus direitos, mas enfatiza que 90% das reivindicações solicitadas pelos manifestantes, que estão na sede da pasta nesta quarta-feira, dia 23, deve ser dirigida e negociada com o Governo Federal e o restante depende de entendimento com a esfera Federal para alocar recursos para a execução das mesmas. Apesar disso, o Governo do Estado, assim como sempre ocorre, irá intermediar junto ao Governo Federal todas as demandas/solicitações apresentadas pelos integrantes dos movimentos sociais nesta data.
Sobre as 93 reivindicações, a Seagro informa que já encaminhou solicitação aos órgãos envolvidos (Sesau, Setas, Seduc, Naturatins, Itertins, Ruraltins, Segurança Pública, Tribunal de Justiça, Secretaria de Defesa Social, Agetrans e Agência Tocantinense de Saneamento) para pronunciamento sobre as questões levantadas. A intenção do Governo do Estado é dar uma resposta aos manifestantes e à sociedade o mais breve possível.
Das demandas que cabem à Seagro, algumas já vêm sendo atendidas, como por exemplo, a mobilização junto aos municípios para a implantação do Serviço Municipal de Inspeção (SIM), que recentemente conseguiu legalizar a situação de 25 municípios.
Além disso, a pasta está adquirindo 1.227 máquinas e implementos para atendimento das pequenas propriedades e iniciou processo licitatório para a compra de sementes e insumos para as populações periurbanas. Sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário, a Seagro informa que a tabela de financiamento para cada família aumentou dos R$ 50 mil para R$ 70 mil para todo o Estado. Já os rebates nos valores de financiamento foram modificados de 18% para 30%, podendo chegar a 40%.
A Seagro está tentando obter a liberação dos servidores da pasta para o trabalho normal já nesta quinta-feira, dia 24, e esperamos contar com a colaboração dos manifestantes, dando continuidade aos serviços prestados a toda população tocantinense.
Por fim, a Seagro destaca que desenvolve várias atividades, visando o desenvolvimento econômico do Tocantins. Especificamente para a agricultura familiar, a pasta cita as seguintes:
- Projeto Hidroagrícola São João
- Projeto Hidroagrícola Manuel Alves
- Projeto Hidroagrícola Sampaio
- Projeto Eco Seringueira
- Projeto Ecoseringueira: Pequena Propriedade
- Programa Biocombustível
- Desenvolvimento Rural Integrado Sustentável - PDRIS
- Projeto Uso Produtivo de Energia Solar
- Programa de Produção Integrada de Frutas
- Programa de Produção de Flores Tropicais
- Projeto de Implantação do Serviço de Inspeção Municipal - SIM
- Programa de Apoio as Pequenas Agroindústrias
- Projeto de Ampliação da Estrutura do Ceasa
- Projeto de Gestão da Central de Abastecimento - Ceasa
- Programa Cinturão Verde de Palmas
- Programa de Melhoramento Genético do Rebanho
- Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Apicultura
- Programa de Fomento ao Plantio de Plantas Medicinais
- Programa de Melhoria da Segurança Alimentar
- Programa Produção Vegetativa de Mudas
- Programa de Melhoria da Estrutura dos Solos
- Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins
- Promoção de Pesquisas Agropecuárias
- Fomento ao Crédito Fundiário
- Programa de Apoio ao Desenvolvimento Territorial
- Projeto Agricultura Urbana e Periurbana
- Projeto de Apoio ao Cooperativismo Rural
- Aquisição de Patrulha Mecanizada
- Apoio a Atividade Pesqueira
- Perfuração de Poços Semi Artesianos
- Projeto de Apoio à Certificação de Georeferenciamento