Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

O ICMBio, com apoio da CIPRA, está realizando desde o dia 22 até o próximo dia 31 de outubro a operação de fiscalização “Araguaia” que tem como objetivo coibir a invasão e a pesca no interior do Parque Nacional do Araguaia e a caça de quelônios (tartaruga da Amazônia e cágado).

A equipe de fiscalização é composta por 2 agentes federais de fiscalização do ICMBio, três policiais militares da CIPRA e 4 brigadistas do ICMBio (apoio). Na operação estão sendo utilizadas duas camionetes 4x4 e duas embarcações. As principais atividades são rondas pelos rios Javaés, Araguaia, Riozinho e Mercês. Os municípios abrangidos pela operação são Pium/TO, Santana do Araguaia/PA e Santa Terezinha/MT.

O chefe do Parque Nacional do Araguaia, Raoni Japiassu, informa que é proibido pescar no interior do Parque Nacional do Araguaia, sendo permitido apenas a pesca tracional realizada pelos indígenas que lá residem. Lembra ainda, que dia 1º de novembro inicia-se o período de defeso (piracema), período no qual a pesca é proibida, sendo este essencial para reprodução dos peixes.

O que é ICMBio? O ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente responsável pela administração, gestão e fiscalização das unidades de conservação federais. Foi criado em 2007 a partir do desmembramento do Ibama.

O Parque Nacional do Araguaia é uma unidade de conservação federal de proteção integral, criada em 1959. Possui aproximadamente 562.000 hectares e fica localizado no terço norte da Ilha do Bananal, nos municípios de Pium/TO (55,1%) e Lagoa da Confusão/TO (44,9%). A sede administrativa do parque está localizada no município de Pium/ TO.