Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Luciano Ribeiro

Foto: Luciano Ribeiro

É a partir de processo seletivo que novos alunos ingressam no Colégio da Polícia Militar (CPM) em Palmas. Atualmente 861 estudantes estão matriculados na unidade de ensino. A partir desta segunda-feira, 4, novos alunos terão  a  chance de garantir um lugar em sala de aula. Processo seletivo foi aberto e oferece 435 vagas.

Há quatro anos, Natan Gonçalves se tornou aluno do CPM. Além do período integral das aulas, ele ainda dedica horas extras ao estudo como o objetivo de ser aprovado no vestibular. “Além do ensino, a parte disciplinar me ajudou a desenvolver uma mentalidade diferente”, conta o aluno.

Na reta final do Ensino Médio, Maristella Lorraine, de 17 anos, também está de olho no vestibular. “Os professores estão nos preparando bem, dedicando mais horas do seu trabalho normal para nos ajudar. Temos os ‘aulões’ nos fins de semana, que ajudam bastante”, conta a estudante.

Victória Morena Reis, de 17 anos, estudante do 3º ano, já foi aprovada no vestibular para o curso de Economia, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Segundo ela a dedicação dos professores foi fundamental para a aprovação precoce. “O que me ajudou bastante é que além da carga horária os professores sempre se esforçam mais para dar uma aula extra. Aprendi muita coisa, adiantei bastante o conteúdo”, salientou.

Agregado à grade curricular regular, cursos técnicos em Redes de Computadores e Instrumentos Musicais são oferecidos aos estudantes. Para Isabele Santana de 18 anos, que faz o curso em Redes de Computadores, o ensino técnico irá permitir sua inserção no mercado de trabalho.  “O curso tem uma ótima qualidade. A escola é organizada, em casa e na sociedade, aprendi a respeitar as hierarquias”, pontuou Isabele.

Processo Seletivo

As inscrições da seleção de alunos para 2014 começam nesta segunda-feira, 4, e seguem até às 23h59 do dia 29 de novembro de 2013. O edital está disponível no site da Secretaria de Estado de Educação (www.seduc.to.gov.br) e da Polícia Militar do Tocantins (www.pm.to.gov.br). O processo é feito apenas via internet.

As vagas são para o 6º ano do Ensino Fundamental (matutino, 70 vagas e vespertino, 65 vagas), Ensino Médio Técnico em Rede de Computadores – Informática (integral, 140 vagas), Ensino Médio Técnico em Instrumento Musical (integral, 40 vagas) e Ensino Médio Regular (integral, 120 vagas).

Para tornar o processo seletivo mais eficaz, foi inserido neste ano alguns dispositivos para esclarecer ao candidato e responsáveis o funcionamento da escola. “No edital constam informações importantes que esclarecem acerca do cotidiano da vida do aluno na Unidade Escolar, das obrigações curriculares e pedagógicas, inerentes aos conceitos militares e condutas disciplinares exigidas ao aluno”, salientou o Capitão Heitor José Costa, diretor da unidade escolar.

As provas do certame serão aplicadas em única fase, no dia oito de dezembro de 2013 (domingo), com quatro horas de duração, sendo que terá início previsto para as 8 horas para o 6º Ano do Ensino Fundamental e 13h30 para a 1ª Série do Ensino Médio.

Confira aqui o edital do processo seletivo

http://www.seduc.to.gov.br/seduc/index.php/component/content/article?id=1849