Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria Estadual da Saúde do Tocantins (Sesau) autorizou a realização de cirurgias vasculares no Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN). A primeira intervenção cirúrgica está agendada para terça-feira, 5. No Estado, os hospitais que também fazem cirurgias desse tipo são o Hospital Geral Público de Palmas e o Hospital Regional de Araguaína. Um dos objetivos da cirurgia vascular é tratar as patologias que atingem o sistema arterial, venoso e linfático.

De acordo com o diretor do hospital, Argemiro da Silva Filho, a procura por cirurgião vascular em Porto Nacional é constante. “Antes não tínhamos um especialista credenciado atendendo no hospital. Agora, de forma efetiva, passaremos a suprir a demanda da população por esse serviço”, reforça.

As cirurgias vão ser realizadas às terças-feiras, e as consultas, nas sextas e nos sábados.
O Hospital Regional de Porto Nacional conta com 76 leitos. No mês de outubro, a instituição realizou 3.853 atendimentos de urgência e emergência, 3.153 atendimentos ambulatoriais, 397 cirurgias e 554 internações.

Mais investimentos

A Sesau repassou em outubro aparelhos de ar condicionado para o almoxarifado, refeitório, centro cirúrgico e enfermarias. O hospital também recebeu 39 cadeiras de rodas para uso adulto e infantil. Para o diretor do hospital, o objetivo é oferecer qualidade de trabalho aos servidores e de atendimento aos pacientes e acompanhantes. “Estes equipamentos são de suma importância para o conforto e uma ambiência agradável a todos que fazem parte deste processo de trabalho”, complementa.