Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O final de semana foi de muito trabalho em três hospitais administrados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). As unidades localizadas em Dianópolis, Porto Nacional e Miracema realizaram mutirões de cirurgias eletivas e atenderam 32 pacientes que aguardavam na fila da Central Estadual de Regulação. Os procedimentos foram nas especialidades de ginecologia, cirurgia geral e ortopedia e ocorreram dentro do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins.

No Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN) ocorreram 10 cirurgias, sendo nove ginecológicas e uma geral. “Fiquei muito feliz quando me avisaram que ia fazer a cirurgia que estava precisando. Graças a Deus deu tudo certo, já estou de alta e só aguardar minha recuperação total em casa e seguir minha vida normal”, disse a paciente Rosilene Souza, atendida na unidade.

No Hospital Regional de Dianópolis (HRD) os procedimentos eletivos foram divididos em 14 cirurgias gerais e três ortopédicas. Uma das pessoas atendidas foi a moradora de Ponte Alta do Bom Jesus, Marise Santos. “Procurei o Hospital Regional de Dianópolis em fevereiro e já fiz minha cirurgia. Quero agradecer pelo acolhimento de toda equipe, pois fui muito bem atendida por todos. Meu coração é só agradecimento”.

Em Miracema do Tocantins, foram realizadas cinco cirurgias ginecológicas e segundo a diretora geral do hospital regional, Maria da Penha Bandeira, “seguimos com as cirurgias por meio do Opera Tocantins e estamos articulando a ampliação da oferta, para que pacientes de unidades que não conseguem produzir, devido a grande demanda de urgência, como o Hospital Geral de Palmas, sejam acolhidos aqui”, pontuou.

“Temos avançado muito na quantidade de procedimentos realizados, cada vez mais estamos buscando melhorar o nosso atendimento e qualidade nos serviços. A SES tem nos dado todo o apoio e temos uma equipe empenhada e dedicada que busca sempre o melhor para os pacientes”, afirmou o diretor geral do HRD André Luis Cavalari.

Segundo o diretor geral do HRPN, Welson Almeida, “este foi o terceiro final de semana consecutivo de mutirão aqui na nossa unidade. A Secretaria tem nos dados suporte e as equipes estão envolvidas e comprometidas em retirar as pessoas da fila de espera. A nossa programação é seguir com mutirões todos os finais de semana”, afirmou.

“A realização de procedimentos em mutirões é necessária, pois eles aceleram o andamento da fila e resolvem as demandas da população. Quero agradecer a todas as equipes que abraçaram esta causa e estão se empenhando em realizar cirurgias dentro e fora de seus plantões, isso tem feito a diferença! Nas últimas semanas, temos focado na região sudeste do Estado e pretendemos atender todas as pessoas que estão em fila até 2022, para que a produção siga com pacientes já inseridos em 2023, dentro do tempo oportuno, para realização do procedimento”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana.

Eletivas

Dados do sistema de controle de fila de espera para realização de procedimentos cirúrgicos eletivos do Sistema Único de Saúde do Tocantins (Sigle), atualizados na segunda-feira, 08 de maio, apontam que em 2023, já foram realizadas 5.011 cirurgias. Desde outubro de 2021, o Governo do Tocantins já transformou a vida de mais de 16 mil pessoas.

Os procedimentos realizados pelo SUS tocantinense ocorrem na produção de rotina das 17 unidades hospitalares geridas pelo Executivo Estadual; por meio do PAGH-Cirúrgico, que incentiva a produção das equipes da SES-TO, fora dos horários de plantões; via convênio com os municípios e o credenciamento de hospitais privados.