Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A partir desta quinta-feira (7), os moradores da região sul de Palmas contarão com um posto de atendimento do Fórum Eleitoral da 29ª Zona Eleitoral (ZE), localizado em Taquaralto, próximo ao restaurante comunitário. Os últimos preparativos para o início das atividades estão sendo finalizados, com retoques estruturais, limpeza e instalação de bebedouro.

Para atender os eleitores, o posto também terá horário diferenciado e funcionará de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h. O serviço de agendamento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) e pelo portal: www.tre-to.jus.br também estarão disponíveis para o novo local.

O Posto de Atendimento foi pensado pela administração do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) para atender a grande demanda de eleitores que vivem na região e facilitar o acesso dos eleitores da região aos serviços da Justiça Eleitoral nesta terceira etapa do Recadastramento Biométrico.

De acordo com o chefe de Cartório da 29ª ZE, Adielson Gonçalves, o posto tem capacidade de atendimento diário para mais de 500 eleitores.  

Como fazer

Para realizar o procedimento, o eleitorado deve levar documento de identificação oficial com foto e comprovante de endereços. Não serão aceitos documentos de habilitação e o novo modelo de passaporte. Os eleitores que não se recadastrarem terão seus títulos cancelados.

Onde realizar

O eleitor que vota na região central da Capital pode realizar o Recadastramento Biométrico, das 12 às 19h, no Cartório Eleitoral, localizado na quadra 104 Sul, Avenida LO-01, nº 10, em frente ao Seturb.

Agendamento

O eleitor também pode agendar seu recadastramento biométrico entrando em contato com a Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins (ORE-TO) através do número 0800 6486 800 e também pelo portal: www.tre-to.jus.br.

Histórico

O eleitorado tocantinense chega a 993.917 pessoas, distribuídas em 35 Zonas Eleitorais. A primeira fase do Recadastramento Biométrico no Tocantins aconteceu em 2009, abrangendo Pedro Afonso (14ª ZE) e Alvorada (23ª), onde foram recadastrados 21.870 eleitores.

A segunda etapa da biometria no Tocantins se deu em 2011, nas zonas eleitorais de Gurupi (2ª ZE) e Paraíso (7ª ZE). Na ocasião foram recadastrados 40.276 eleitores. (Ascom TRE-TO)