Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Samuel Maciel

Foto: Samuel Maciel

Rogério Índio, um dos grandes destaques da canoagem tocantinense e bolsista da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes) esteve em Santos (SP) no último final de semana e conquistou o segundo lugar da categoria K2 (caiaque com dois atletas) no Campeonato Brasileiro de Canoagem de Maratona Oceânica.

O atleta remou ao lado de Rubens Pompeu, de Brasília, e juntos, se classificaram para o Mundial da modalidade em 2014.

“Ainda está sendo decidido, mas é provável que o Mundial seja realizado na África do Sul. Nessa prova em Santos fizemos o percurso de 22 km em 1 hora e 47 minutos. Foi um tempo bom e o mar ajudou, havia momentos em que praticamente estávamos surfando as ondas”, avaliou Índio.

O atleta tem ainda mais dois desafios pela frente: o Brasileiro de Velocidade, em São Paulo, e o Kirimbaua Red Bull Multisport, no Amazonas.

Velocidade

O Campeonato Brasileiro de Canoagem de Velocidade acontecerá na Raia Olímpica da USP, em São Paulo, no final do mês de novembro. Além de Índio, outros dois bolsistas Fundesportes irão disputar a prova: Alexandre Carvalho e Matheus Coelho.

Na organização, está o diretor de Rendimento da Fundesportes, que também é vice-presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, Ton Fernandes.

“É uma oportunidade de aprender, adquirir conhecimento e ser um multiplicador em Palmas. Esses quinze dias que englobam o antes, durante e depois da competição servirão de aprendizado para que possamos fortalecer a canoagem e outros esportes em Palmas, porque um Campeonato Brasileiro é sempre enriquecedor”, avaliou o gestor.

A competição será disputada entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro na capital Paulista.