Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Catedral Divino Espírito Santo, em Palmas (Praça dos Girassóis), dá início neste sábado, 30, ao Projeto: Presépio Vivente, que consiste na reprodução do nascimento de Jesus, com cenário original, divido em 09 cenas e 09 estações. Apresentações acontecem também nos dias 01, 07 e 08 de dezembro 2013, com horário de início às 18h. Seu objetivo é despertar nas pessoas, a vivência da fé e da entrega ao próximo, a partir da encenação do nascimento de Jesus.

O projeto visa, por meio da encenação, resgatar o mais simples e puro acontecimento da história mundial: o nascimento de Jesus. O tema a ser trabalhado é a anunciação de seu nascimento, a partir do livro de Isaías 9:5, com nove cenas lúdicas, fazendo-se reviver a dificuldade de Maria e José às vésperas do nascimento de Jesus, em busca de abrigo e acolhida, promovendo o resgate histórico e uma vivência pessoal com a vida de Jesus.

A época do Natal representa, para os católicos, um momento de fé, esperança, renovação da vivência da vida de Jesus Cristo em suas vidas.  Com esta iniciativa, propõe-se que o verdadeiro Natal seja celebrado nos corações das pessoas, a partir de uma encenação cênico-teatral. Escolheu-se esta arte, para demonstrar verdadeiramente um dos mais importantes acontecimentos da humanidade, a encarnação de Jesus.

O objetivo principal da encenação é contribuir para que as pessoas possam reviver o verdadeiro espírito de Natal em seu íntimo-particular, com a encenação do nascimento de Jesus. O cenário, o figurino e a expressão corporal levarão o público ao encontro histórico do nascimento de Jesus, a partir da realidade vivida por Maria e José. Um cenário distribuído ao longo 170 m².

Segundo o padre Eduardo Zanom, pároco da Catedral, o evento pode ser visitado por pessoas de qualquer religião ou que não sigam nenhum credo. “Nossa proposta é aproximar o tema das pessoas, fazendo com que elas sintam o acontecimento mais próximo de suas vidas e renovem suas esperanças”. A entrada custa R$ 2,00, mais 1 kg de alimento não perecível.