A Arquidiocese de Palmas vive nessa terça-feira, 26, a Missa dos Santos Óleos, também conhecida como Missa do Crisma ou da Unidade. A Celebração é marcada pela benção dos óleos utilizados nos ritos sacramentais do Batismo, Crisma e Unção do Enfermos, e a renovação das promessas sacerdotais. A Santa Missa será presidida por Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas, com a presença de todos os padres e diáconos permanentes da Arquidiocese, a partir das 19h30, na Catedral Divino Espírito Santo. Todos são convidados.
Renovação dos compromissos sacerdotais: é o momento em que os sacerdotes reafirmam, perante o Arcebispo e os todos os presentes, os seus compromissos sacerdotais e os fiéis prometem se comprometerem a rezar pelos padres. Por isso, a celebração também é conhecida como Missa da Unidade.
Nesta Celebração serão consagrados três óleos de unção utilizados nos Sacramentos:
1- Óleo do Crisma: Simboliza a plenitude do Espírito Santo. Com este óleo são ungidos os novos batizados, como um sinal de que um dia deverão ser crismados, com sacramento da Confirmação onde receberam outra vez a unção com Óleo do Crisma. Ele também é utilizado durante as ordenações de novos padres onde são ungidas as mãos dos presbíteros e também utilizada para ungir a cabeça dos bispos na Ordenação Episcopal. O Santo Crisma é usado ainda para ungir os altares de novas igrejas durante o rito da dedicação de uma igreja.
2- Óleo dos Catecúmenos: Utilizado para ungir os que estão se preparando para receber o sacramento do Batismo.
3- Óleo dos Enfermos: Administrado durante o sacramento da Unção dos enfermos, em que estes encontram alívio nas suas enfermidades.