Para estimular o aproveitamento das frutas naturais tocantinenses ricas e diversificadas, o ‘Instituto Cerrado Sustentável com a Agricultura Familiar’ realiza a “I Festa da Mangaba no Tocantins”. O evento acontece, neste sábado, dia 30, a partir das 7h30, na Escola Morro do Mato, em Goianorte, a 280 km de Palmas, Região Noroeste do Estado. A feira conta com o apoio da Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro).
O evento quer estimular e incentivar o plantio da mangabeira e o consumo da fruta típica do cerrado, além de chamar a atenção para a importância da fruta e sua preservação como fonte de geração de renda para a população.
Para a engenheira agrônoma da Superintendência de Assentamentos e Agricultura Familiar da Seagro, Francisca Marta Barbosa, a secretaria irá participar do evento, mandando uma equipe ao local. Os servidores ficarão à disposição dos participantes para dar informações sobre extrativismo sustentável e organização na agricultura familiar. “Com a prática do aproveitamento sustentável, se garante a preservação da espécie, aliado a oportunidade de movimentar a economia”, frisou.
Na programação consta uma variedade de atividades como: oficinas de transferência de tecnologia no cultivo da mangaba para fins econômicos; a muda e seus derivados como sorvetes, sucos, licores, entre outros produtos da agricultura familiar; curso de processamento dos derivados da mangaba. Na ocasião, acontece também o desfile para escolha da “Garota Mangaba” 2013.
Fruta
A mangabeira é uma das espécies frutíferas mais importantes do bioma Cerrado, devido a isso, os agricultores da região pretendem iniciar o seu cultivo, diante da demanda crescente e excelente retorno financeiro. A fruta é rica em ferro e conta com boa quantidade de vitamina C. Além de polpa para suco e sorvete, ainda se pode preparar com a fruta compotas, cremes, pudins, licor e até vinagre.
Programação:
7h30m – Credenciamento dos participantes;
8h – Café da manhã;
9h – Abertura Oficial (Fala da Bio Agricultura Orgânica, William Assunção);
9h45 - Início da feira;
10h – Oficina de transferência de tecnologia no cultivo da mangaba - sala paralela, com o Dr. Josué Francisco Da Silva Junior, pesquisador da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - (Recife Pernambuco) o mais conceituado do Brasil em estudos de cultivo de Mangaba.
12 – Intervalo para almoço;
13 – Continuidade da feira;
13h30 – Continuação - Oficina de Transferência de Tecnologia no Cultivo da Mangaba (sala paralela com o Pesquisador da Embrapa de Pernambuco Josué)
15h30 – “Minuto Mangaba” Sabores e delícias da fruta;
16h – Roda de Viola Música Raízes, (com artistas locais e regionais);
17h – Desfile de garotas e escolha da Garota Mangaba;
17h – Encerramento da I Festa da Mangaba de Goianorte (a proposta da ll Festa da Mangaba em 2014).