Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As conquistas econômicas e sociais do Tocantins, assim como os principais fatos históricos da criação do Estado, foram a temática dos discursos dos parlamentares na sessão solene da Assembleia Legislativa do Tocantins na cidade de Miracema do Tocantins, que neste sábado, dia 07, está na condição de sede do Governo do Estado, sendo capital por um dia. A sessão aconteceu na Câmara Municipal e foi presidida pelo presidente da Assembleia, Sandoval Cardoso (SDD) e contou com as presenças do governador do estado, Siqueira Campos (PSDB), a prefeita de Miracema, Magna Borba e o presidente da Câmara Alberane Borba, entre outras autoridades.

Na oportunidade Sandoval Cardoso falou sobre os movimentos de emancipação do Tocantins, destacando a figura do governador Siqueira Campos como o grande expoente da criação do Estado. “Que esse exemplo sirva de inspiração para todo cidadão tocantinense e que a luta por um Tocantins cada vez mais próspero seja um compromisso de todos nós”, destacou. 

Em pronunciamento emocionado, o governador Siqueira Campos Siqueira Campos (PEDB) relembrou os bastidores da escolha da cidade de Miracema como capital provisória do estado. “Foram selecionadas 9 cidades, mas Miracema foi escolhida por ficar próxima ao centro geodésico do país, local onde seria construída Palmas, conforme estava previsto no projeto.  Não enganei ninguém”, esclareceu. E concluiu dizendo, “agradeço muito todo apoio que tive do povo dessa querida cidade na instalação de Palmas”.

Já o deputado Stalin Bucar (SDD), traçou um painel comparativo do antigo Norte goiano com o atual Tocantins. “Recordo-me  do sofrimento dos conterrâneos do Norte de Goiás. Mas Depois de uma luta constante, firme, decidida criou-se o estado do Tocantins. Tudo isso é fruto da  determinação e bravura do governador  Siqueira Campos", afirmou Stalin.

Durante seus pronunciamentos, o presidente da Câmara Municipal, Alberani Borba e a prefeita Magda Borba, solicitaram do governador a restauração do asfalto da cidade, já que o mesmo foi implantado durante a instalação da capital provisória. Em resposta recebeu aval positivo do Governador. “Esta restauração está garantida no programa denominado Pró-Municpípio”, garantiu.

Ao final, o deputado Sandoval Cardoso entregou, ao governador Siqueira Campos, álbum de fotografia contendo os principais fatos que marcaram a história da  Assembleia Legislativa desde a sua instalação.

Também prestigiaram a sessão os deputados José Geraldo de Melo Oliveira,  (PTB), Carlão da Saneatins (PSDB), Manoel Queiróz (PPS), a deputada federal, Dorinha Seabra Rezende (DEM ), o vice-governador João Oliveira (DEM), bispo de Miracema, Dom Felipe Dickmans, além de  prefeitos das cidades de Miranorte, Dr. Fred, Aparecida do Rio Negro, Deusimar Amorin e Tocantínia, Muniz Araújo. (Dicom AL)