Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O Palmas Shopping apresenta a exposição ‘Bafo de Gato’, da artista Cassima Duarte. Com início no dia 1º de fevereiro, indo até o final do mês, 25 telas retratam o afeto da artista por felinos fundido com o gosto pela pintura. A exposição acontece na galeria da rampa de acesso ao 2º piso, no Palmas Shopping, das 10h às 22h.

É a primeira vez que a artista expõe seu trabalho a um grande público apresentando telas feitas com tinta acrílica sobre tecido totalmente branco com trama grossa. Técnica comum entre os “muralistas mexicanos” desde a década de 20.

As figuras retratadas na obra foram escolhidas de acordo com a proposta lúdica do trabalho, sempre respeitando a idealização de reproduzir figuras de gatos e não os gatos em si. Para a exposição ‘Bafo de gato’ a artista escolheu a frase de Clarice Lispector para representar a obra: “Como um dorso de gato arrepiado, arrepio-me diante de mim”.

Sobre a artista

Cassima Duarte é psicóloga/psicoterapeuta, nascida em Guaraí/TO, artista plástica formada pelo Centro de Criatividade José Gomes Sobrinho – Fundação Cultural de Palmas/TO. Tem a pintura como um hobby e uma grande paixão que exerce há dois anos. Desde a infância nutre uma paixão por gatos, que originou a exposição ‘Bafo de gato’.