Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O PRB não tem candidatura ao Governo do Estado mas aguarda a definição dos nomes que vão encabeçar as chapas. O presidente regional da legenda, deputado federal Cesar Halum analisou ao Conexão Tocantins nesta terça-feira, 4, que as candidaturas dos grupos políticos e principalmente da terceira via estão indefinidas. “Quero saber quem é o candidato, na hora que eu souber aí sim poderei pensar numa composição”, frisou.

Atualmente são pré-candidatos na terceira via o empresário Roberto Magno Martins Pires (PP), o suplente de senador, Marco Antônio Costa (PSL) e o petista Nicolau Esteves. O ex-ministro Luiz Carlos Borges da Silveira retirou o nome como o Conexão Tocantins adiantou ontem.

Halum ressaltou que sua aproximação com a terceira via é na verdade com o prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP). “Gosto do Amastha, do estilo dele e sou companheiro”, frisou. O deputado evitou afirmar se tem preferência para algum nome do grupo. “Cada um tem uma vantagem”, frisou, citando inclusive o nome do senador, presidente estadual do PROS e também pré-candidato ao Governo, Ataídes Oliveira.

A terceira via não estima quando vai de fato escolher o candidato e tem demonstrado que, quem estiver melhor nas pesquisas será o escolhido para encabeçar a chapa. Para Halum a escolha já passou da hora de acontecer.  “Desde novembro do ano passado tenho dito a  eles que não podíamos virar o ano sem definir o candidato. Estamos em fevereiro e não tem definição. Não adianta ter quatro candidatos cada um com 2% que não resolve, tem que ter um nome competitivo. A terceira via tem que definir urgentemente quem é o candidato”, frisou Halum.

Senatória

Halum é sondado por várias lideranças do norte do Estado para compor numa eventual chapa do governo como candidato a senador. Segundo ele, a intenção é que o norte do Tocantins tenha uma representação mas o parlamentar frisa que está trabalhando seu nome para a disputa à reeleição.

O deputado não descarta uma possível composição com o governo ou outros grupos mas ponderou que também há indefinição com relação às candidaturas. “Quem é o candidato do PMDB? Ninguém sabe. E do governo? Também não”, questionou.