Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O deputado Marcelo Lelis (PV) solicitou na manhã desta quarta-feira, 12, ao Governo do Estado, a implantação de um Polo da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins na cidade de Paraíso Tocantins. A solicitação foi feita via Requerimento, durante a sessão matutina da Casa.

Nesta quarta, Lelis informou  que o fato da cidade de Paraíso, “estar localizada às margens da BR-153, pode ser considerado município polo, composto por dezoito municípios da Região do Vale do Araguaia, onde abrange média de 100 mil habitantes”. Paraíso do Tocantins é a quinta cidade em população do estado e quarta na economia.

Outro ponto levantado pelo parlamentar, no Requerimento, é “que a cidade não possui nenhuma faculdade pública, fazendo com que todos os dias, em média, 700 estudantes universitários se desloquem da cidade para continuar seus estudos em busca de capacitação profissional em Palmas, trazendo transtornos de toda espécie à população e aos jovens que sempre retornam cansados para seguirem sua jornada”.

Também em Dianópolis

No final do ano passado, os deputados pevistas Marcelo Lelis e Freire Junior, solicitaram a implantação de outro Polo da Unitins na cidade de Dianópolis, região Sudeste do Estado. Sobre este requerimento, o Governo do Estado já sinalizou que irá atender a solicitação dos parlamentares.

Na época, Lelis e Freire solicitaram ao Governo que “o Polo seja implantado na estrutura da Faculdade para o Desenvolvimento do Sudeste do Tocantins – Fades com a finalidade de evitar a privatização da instituição e oferecer o ensino superior gratuitamente na região”, segundo pontuado no documento.

Votos de Pesar

Na mesma sessão, Lelis apresentou Votos de Pesar à família de Edivan Alves da Silva, (conhecido como Jaó), pelo seu falecimento. Silva veio a óbito no último domingo, 9, após sofrer uma Parada Cardíaca, em consequência de um acidente automobilístico.

Edivan Alves da Silva, de 47 anos, deixa a esposa Maria do Espírito Santo Pereira Alves, duas filhas de 14 e 24 anos, amigos e familiares.