Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Koró Rocha

Foto: Koró Rocha

Os municípios de Santa Tereza, Lagoa do Tocantins e Novo Acordo podem ser inseridos ao projeto da Região Metropolitana de Palmas (Metropalmas), conforme solicitação do deputado Wanderlei Barbosa (SDD), apresentado em regime de urgência nesta quarta-feira, 12, no plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins.

Segundo o parlamentar, o pedido é uma solicitação dos moradores dos três municípios que buscam no projeto uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento da região.  “Essas cidades poderão sem sombra de dúvidas serem incluídas, pois estão intimamente ligadas a um polo, nos aspectos econômico, social, educacional, de saúde e cultura, tudo devido à pequena distância ente a Capital”, destacou o parlamentar.  

Vale destacar, que o município mais distante é Lagoa do Tocantins, situado a 121 km, enquanto Novo Acordo e Santa Tereza têm distância de 112 e 41 km da Capital. Atualmente as cidades de Brejinho de Nazaré, Aparecida do Rio Negro, Barrolândia, Ipueiras, Fátima, Lajeado, Miracema do Tocantins, Miranorte, Monte do Carmo, Oliveira de Fátima, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Pugmil, Silvanópolis e Tocantínia fazem parte da Região Metropolitana de Palmas.

Metropalmas 

A Região Metropolitana possibilitará maior poder de organização e de negociação de verbas para obras públicas que possibilitarão maior desenvolvimento da região. Serão beneficiados 15 municípios e a capital, somando mais de 437 Mil Habitantes. O projeto ainda possibilitará a implantação do projeto de mobilidade urbana planejado pelo governador do Estado. Conforme o projeto, a capital pode receber um metrô de superfície, além de ligação com os municípios vizinhos por trem e rodovias duplicadas.