O deputado Marcelo Lelis (PV) comemorou a aprovação da Medida Provisória Nº 05, que trata da criação da estrutura operacional da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), nos municípios de Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis. A iniciativa do Governo em encaminhar a MP a Casa ocorreu após cobranças, via requerimento, dos deputados Marcelo Lelis e Freire Jr, ambos do PV. A votação ocorreu nesta quarta-feira, 26.
A criação dos Campi da Unitins nestes municípios é uma luta antiga de Lelis que classificou como uma conquista para o Estado. “Não é só essas regiões que irão ganhar com a criação dessas estruturas, todo Estado ganha, pois a carência em investimentos na Educação do Tocantins ainda é muito grande e por isso batalhamos muito para que o Governo encaminhasse essa Medida Provisória a Assembleia, essa conquista é de todos tocantinenses”, comemorou.
Requerimentos
Também nesta quarta-feira, os deputados aprovaram, em regime de urgência, um Requerimento de autoria de Lelis, que solicita a realização de uma Audiência Pública na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Casa, para que o Governo do Estado preste esclarecimentos e informações sobre as obras do Hospital Regional de Gurupi que estão paralisadas.
Na oportunidade, Lelis informou que “serão convidamos todos os órgãos competentes, sociedade civil organizada e entidades de classe e sociedade geral para juntos buscarmos solucionar o problema o mais breve possível. Queremos que aquela cidade e toda região circunvizinha tenha o seu direito resguardado por nossa Carta Magna que é o atendimento publico digno a todos os cidadãos que dele precisar”.
Delegacia interditada
Outro Requerimento de autoria
de Lelis, está em tramitação na Casa, solicitando em regime de urgência, a
reforma da Delegacia de Polícia Civil de Alvorada, que foi interditada por
determinação da Justiça devido a problemas na estrutura do prédio.
“É absolutamente desnecessário ressaltar a importância de uma Delegacia de
Polícia em qualquer município do País, elucidar todas as problemáticas que
envolvem o sistema policial e judiciário, no caso com ênfase no sistema penal
brasileiro. Por isso, estamos apresentando este requerimento e esperamos que o
Governo do Estado se atente para o grave problema que os servidores e população
vivem no município de Alvorada e também queremos esclarecimentos do Governo
sobre a paralisação das obras do Hospital Regional de Gurupi que estão
paralisadas”, declarou.