Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Ademir dos Anjos Tenente Coronel Ricardo Henrique Ferro e o subchefe da Casa Militar, coronel PM Jaizon Veras durante visita ao Palácio Araguaia Tenente Coronel Ricardo Henrique Ferro e o subchefe da Casa Militar, coronel PM Jaizon Veras durante visita ao Palácio Araguaia

O Tocantins está recebendo a visita dos coronéis da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (Eceme), que estão fazendo o reconhecimento de macrorregiões no Brasil para fins de apresentá-las a uma turma de alunos da unidade de ensino militar. O objetivo, segundo o comandante da viagem, tenente coronel Ricardo Henrique Ferro, é conhecer as características físicas e potencialidades de diversas regiões para a realização de um estudo que poderá apontar necessidade de mudanças militares nas regiões.

Os comandantes da viagem foram recebidos no Palácio Araguaia pelo subchefe da Casa Militar, coronel PM Jaizon Veras, que repassou algumas informações referentes ao Tocantins.

Ferro explicou que a visita é uma preparação para que os alunos da Eceme venham ao Tocantins, no dia 27 de agosto, para a realização dos estudos. “Nós fazemos uma viagem de reconhecimento para trazer uma turma de cerca de 30 oficiais alunos para conhecer as características civis e militares das macrorregiões brasileiras”, disse.

Do Tocantins, a comitiva do Exército, que já passou por Brasília, segue para o Maranhão, Amapá e Pará. “São viagens de estudo sobre as estruturas e características de cada região. É um curso de dois anos com nível de doutorado – se formos comparar com o ensino civil; são oficiais superiores [majores, capitães] que irão conduzir estudos sobre cada região e apontar possíveis sugestões de mudança”, disse o tenente coronel do Exército.

Foi por meio dessas viagens, realizadas em anos anteriores que foi sugerido à Presidência da República a separação do comando do Exército na Amazônia e a criação do comando do Norte. “Parte do Estado do Maranhão já passou para o comando do Norte, em Macapá [AP] vai ser criada uma brigada para defesa das fronteiras e no Tocantins há uma separação: a região sul é ligada ao comando de Brasília e a região norte, ao comando Norte do Exército”, explicou.

Nesta etapa de reconhecimento da viagem, os coronéis ficam no Estado até amanhã, quando seguirão para o Maranhão. A chegada dos alunos para a realização dos estudos está prevista para o dia 27 de agosto, com partida estabelecida para o dia 30 do mesmo mês. (ATN)