Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Bastidores

Uma das estratégias mais usadas no Tocantins em anos eleitorais pelos partidos e postulantes a cargos eletivos é a criação de Movimentos com o intuito de visitar municípios e ouvir a população do Estado. Para o pleito deste ano vários movimentos de ordem política já foram criados: O "Acorda Tocantins" que foi lançado pelo PMDB, o  "Comitê de Estudos para Reorganização do Tocantins (CERTO)" desenvolvido por várias correntes políticas, o "Caravana Popular" do PT e ainda o "Movimento por uma Alternativa de Mudança" desenvolvido pelo PV.

A criação destes movimentos visa também buscar ideias para a construção do plano de governo dos partidos. O movimento do PMDB começa esse final de semana pelos municípios do Bico do Papagaio e contará com a presença dos principais líderes do partido sob o comando do presidente regional, Leomar Quintanilha e do ex-governador Marcelo Miranda.

Já o Certo, é um movimento pluralista, suprapartidário e de âmbito estadual, que percorrerá as cidades do interior do Tocantins, na busca pela participação da população nos debates para construção de um novo projeto de desenvolvimento para o Estado. Participam vários populares, profissionais liberais, empresários, professores e políticos de várias correntes como Paulo Mourão do PT.

Por sua vez, o movimento desenvolvido pelo PV visa massificar a pré-candidatura ao governo do deputado estadual Marcelo Lelis. O PV divulgou que o movimento está ouvindo a população sobre suas necessidades e expectativas para o Estado, e diante dessas informações fará um projeto de desenvolvimento para o Tocantins que atenda aos anseios do povo.