Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado federal Lázaro Botelho (PP-TO) indicou nesta semana, a organização não governamental Associação Pró-Vida De Combate Ao Câncer, com sede no município de Araguaína, para concorrer à edição 2014 do “Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher”, uma homenagem de iniciativa da Câmara dos Deputados concedida a instituições que desenvolvem ações de excelência na promoção de acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher.

A premiação ocorrerá na última semana de maio, por ocasião do Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna, comemorado no dia 28. Um conselho formado por representantes de cada partido político com assento na Câmara dos Deputados fará a seleção dos cinco agraciados.

Este ano, 60 entidades concorrerão ao prêmio, entre elas a Associação Pró-Vida, entidade sem fins lucrativos, fundada em 1993 voltada à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. A entidade tem 112.200 pacientes cadastrados, dos quais 90% são do sexo feminino. Atualmente 4.803 mulheres em tratamento são assistidas pela organização.

Autor da indicação, o deputado Lázaro Botelho disse que é muito importante o trabalho desenvolvido pelo Pró-Vida, que é procurado por muitas pessoas que precisam de apoio. Ele lembrou que a entidade, através do trabalho feito pela equipe de voluntários vai em busca de mulheres em áreas carentes da cidade, em áreas rurais, comunidades quilombolas e tribos indígenas da região, promovendo palestras, realizando coletas para exames e amparando todos os que necessitam do seu apoio.

O deputado acredita que a indicação serve como uma homenagem e também uma forma de chamar a atenção para o belo trabalho desenvolvido pela ONG. “A Pró-vida merece o nosso respeito e admiração, tanto pela sua bela história como pelos resultados obtidos na prevenção, diagnóstico e apoio ao tratamento do câncer. Mas o Pró-vida depende do apoio da sociedade para poder seguir com seu trabalho, por isso é muito importante que cada vez mais pessoas e empresas colaborem”. Declarou o Deputado.

Para aqueles que querem conhecer e ajudar o Pró-vida, dirigido pela sua fundadora Dona Ely, pode acompanhar pelas redes sociais ou ligar para a associação.