Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Luiz Melchiades

Com intuito de aprofundar a qualificação das frentes que atuam no controle de queimadas no Tocantins, o Governo do Estado mobiliza diversas instituições para criar a Academia do Fogo (Acadefogo). A parceria foi acertada na última sexta-feira, 11, durante reunião de avaliação do curso “Liderança no Combate a Incêndios”, realizado pelo Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS, na sigla em inglês), no Parque Estadual do Lajeado.

A Acadefogo vai funcionar como uma escola de formação de brigadistas com diversos níveis de atuação desde o tático até o operacional, de forma a tornar as operações mais robustas, eficientes e baratas. “A proposta da Acadefogo é a qualificação dos diferentes níveis de brigadistas, melhorar o nível de atuação nas frentes de combate, diminuir o tempo de resposta no combate e consequentemente reduzir as severidade que o fogo provoca no Cerrado”, explicou Rubens Brito, diretor de Meio Ambiente da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades).

O USFS ficou responsável por elaborar, nos próximos meses, a metodologia da Acadefogo. “Seria um sistema de qualificação tanto para compor as equipes que fazem a frente das brigadas, como as equipes que fazem as análises dos incidentes”, adiantou Matt Caroll, instrutor-brigadista do Serviço Florestal Americano.

Mobilização

A Semades, a Defesa Civil Estadual, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a organização civil Aliança da Terra formaram um grupo de trabalho que vai dar suporte para a implantação da Academia do Fogo no Tocantins. Segundo Rubens Brito, no segundo semestre será realizado um Seminário para apresentação da metodologia e implantação da unidade.