Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

A Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), por meio da Unidade Técnica Estadual, apresentará as ações desenvolvidas no Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) aos membros do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável. A apresentação das ações, final de 2012 a 2013, acontecerá nesta quinta-feira, dia 24, das 14h às 18h, no auditório da Seagro. Atualmente existem no Tocantins 143 projetos agrícolas em andamentos, perfazendo um total de 3.816 famílias atendidas pelo PNCF.

Na explanação do balanço, serão apresentadas a evolução das atividades que foram desenvolvidas no PNCF no Estado, dentre as quais as propostas de regularização das terras; individualização dos agricultores associados; os recursos aplicados no Subprojeto de Investimento Comunitário (SIC). Na ocasião, os membros do Conselho serão convidados a incentivar a adesão dos agricultores familiares à renegociação das dívidas do PNCF. O prazo se encerra no mês de junho de 2014.

De acordo com o coordenador de crédito fundiário da Seagro, José das Crianças da Costa, serão mostradas as atividades em andamento dos projetos agrícolas do PNCF. “Estaremos apresentando de forma geral as ações do Programa no Tocantins, as perspectivas e propostas de melhorias para os agricultores familiares do Estado. É importante que o Conselho saiba o que está acontecendo com os recursos aplicados do PNCF”, enfatizou.

Membros

Participam da reunião os membros do conselho, que é constituído por 30 instituições que visam discutir políticas públicas para agricultura familiar. São eles: Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Instituto de Terras do Tocantins (Itertins);  Ministério da Pesca e Aquicultura; Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); Federação dos Trabalhadores do Tocantins (Fetaet); Federação da Agricultura do Estado (Faet); Secretaria do Planejamento e Modernização da Gestão Pública (Seplan); Organização das Cooperativas do Brasil (OCB);  Fundação Universidade do Tocantins (Unitins); Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Faculdade Católica; Secretaria da Indústria e Comércio; Sebrae; instituições financeiras; extensionistas e sindicatos rurais e movimentos sociais. (Ascom Seagro­)