Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira, 24, o Ministério do Esporte oficializou a escolha da cidade de Palmas como sede dos Jogos Mundiais Indígenas, que acontecem no segundo semestre de 2015. A matéria publicada no portal da pasta afirma que “A cidade de Palmas foi escolhida pelo Ministério do Esporte e o Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC) como sede da edição mundial dos Jogos dos Povos Indígenas”.

A confirmação reforça a informação obtida na última semana, de que o projeto técnico apresentado pela Prefeitura de Palmas foi o mais adequado à necessidade do evento, e de que Palmas entraria no cenário esportivo internacional. Palmas concorria com as cidades paraenses de Belém e Marabá. A nota pode ser lida na íntegra aqui: http://www.esporte.gov.br/index.php/fique-por-dentro/67-lista-fique-por-dentro/47419-palmas-e-escolhida-sede-da-primeira-edicao-dos-jogos-mundiais-indigenas

O previsto é que os jogos aconteçam entre julho e setembro do próximo ano, e a capital deve receber 22 etnias brasileiras, além de indígenas de mais de 20 países. O projeto para a realização do evento conta com instalações esportivas, acomodações e diversas estruturas para receber os visitantes. Com a realização dos Jogos Mundiais Indígenas, a capital será a única cidade do País a receber legado de três eventos internacionais, uma vez que já garantiu dois Centros de Iniciação ao Esporte (legado olímpico) e um Centro de Excelência do Futebol (legado da Copa), ambos destinados pelo Governo Federal. (Secom Palmas)