Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de mobilizar a comunidade escolar nas ações preventivas e de combate à proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas está promovendo o projeto Brigada de Combate à Dengue nas Escolas municipais de Palmas.

O projeto que teve início no dia 22 de abril já visitou 24 escolas, levando atividades de conscientização, orientação e prevenção da dengue. Nas atividades são dadas orientações de como evitar os focos do mosquito em suas residências, os efeitos colaterais em casos de suspeita da doença e o que deve ser feito.

O trabalho é realizado com crianças do 1º ano ao 5º ano, em que a equipe, formada por técnicos da FESP-Palmas e estudantes da área de Saúde da UFT e Ceulp-Ulbra, realiza um trabalho lúdico através de vídeos educativos, de músicas, do boneco Mosquitão e da interação com as crianças.

A música xô dengue tem feito o maior sucesso entre as crianças, que saem cantando. O nosso objetivo está sendo alçando, visto que com a música o intuito é que as crianças cheguem em suas residências e atentem os pais para ficar de olho nos locais em que possam ter focos do mosquito”, declarou o coordenador geral do projeto, Wilson Moreira.

As ações terminam no dia 8 de maio. O principal objetivo é atingir 100% as escolas municipais, ou no mínimo 80% delas. Essa semana as escolas que receberão o projeto são: Escola Municipal Antônio Gonçalves e Carvalho Filho, Escola Municipal Antônio Carlos Jobim, Escola Municipal Degraus do Saber, Escola Municipal Monteiro Lobato, ETI Aprígio Thomas de Matos, Escola Municipal Prof.ª Francisca Brandão, ETI Marcos Freire e ETI Prof.ª Sueli Pereira Reche.