Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Na tarde desta última segunda-feira, dia 28, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizou a entrega de 80 motoniveladoras e 23 caminhões-caçamba aos prefeitos de 136 municípios tocantinenses. Esses foram os últimos equipamentos a serem entregues de um total de 408 doados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A cerimônia contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas e ocorreu no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas.

O delegado federal do MDA no Tocantins, Agostinho Chaves, explicou que foram beneficiadas todas as cidades com menos de 50 mil habitantes, e que o objetivo é dar melhores condições de vida para o agricultor familiar. “Através destas máquinas, as prefeituras terão mais autonomia para a recuperação das estradas vicinais, e assim facilitar o escoamento das produções agropecuárias, além do acesso ao transporte escolar”, disse.

Representando o governador do Estado, Sandoval Cardoso, o secretário da Agricultura e Pecuária, Júnior Marzola, afirmou que a ação do Governo Federal complementa as ações do Governo Estadual para o desenvolvimento da agricultura familiar e citou resultados do programa Terra Forte. “O governo do Tocantins disponibilizou 220 tratores para os 139 municípios. De novembro de 2013 a fevereiro deste ano, foram mais de 45 mil horas de uso dos tratores que beneficiaram nove mil agricultores familiares. Foram mais de 18 mil hectares de terras gradeadas para a produção agrícola”. Além disso, Marzola lembrou que recentemente o então governador, José Wilson Siqueira Campos, aprovou o projeto que isenta de impostos os produtos da agricultura familiar no Estado.

Diversas entidades estiveram presentes na cerimônia, entre eles representantes da Via Campesina, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Tocantins (Fetaet). Também participaram da cerimônia os senadores da república, Ataídes de Oliveira, e Kátia Abreu, os deputados federais, Ângelo Agnolim, Irajá Abreu, Lázaro Botelho, e os deputados estaduais, Amália Santana, José Roberto, Toinho Andrade, e inúmeros prefeitos tocantinenses. (Ascom/Seagro)