Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de capacitar os produtores rurais interessados em produzir silagem para bovinocultura a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder), incluiu o Dia de Campo Pecuária de Leite na programação do 25º Aniversário de Palmas. A ação que acontece no próximo sábado, 17, a partir das 09 horas pretende reunir cerca de 100 agricultores que desejam produzir leite em Palmas.

A integração lavoura-pecuária é um sistema que permite o uso intensivo das áreas apropriadas para atividades agropecuárias. Nesse sistema, é realizado um consórcio, rotação ou sucessão de culturas anuais como milho e sorgo com forrageiras como o capim brachiaria.

A Unidade Demonstrativa de Integração Lavoura-pecuária justifica-se pelo baixo volume de leite produzido em Palmas, em virtude da falta de alimentos para os animais na entressafra. Palmas atualmente produz cerca de 5.000 litros de leite/dia e consome mais de 100 mil litros/dia. A Prefeitura diante desse cenário optou por implementar ações que fortalecem a cadeia produtiva e incentivam a adesão de novos produtores à bovinocultura leiteira.

O Dia de Campo acontecerá na Unidade Demonstrativa de Bovinocultura implantada pela Seder na Chácara Água Boa, do senhor Ademar Nepomucena, próximo à Escola Municipal João Beltrão na região rural de Taquaruçu Grande. Na ocasião, serão realizadas demonstrações técnicas e explanações sobre custos e práticas culturais. (Secom Palmas)