Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Caroline Falcão

Foto: Caroline Falcão

Com o objetivo de discutirem sobre o Contrato Organizativo das Ações Públicas de Saúde no Tocantins (COAP), aconteceu na manhã desta quarta-feira, 21, no auditório da Justiça Federal em Palmas, a abertura do 14º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins, com a presença de secretários municipais de saúde, prefeitos, e assessores jurídicos.

Na ocasião, o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins – Cosems, Rui Araújo de Azevedo, destacou que o objetivo do evento é tirar as dúvidas dos gestores sobre o COAP, além de discutir e analisar a viabilidade da assinatura do Contrato Organizativo no Tocantins.

Para a secretária de saúde de Colinas, o encontro será muito proveitoso. “Eu espero sanar todas as dúvidas com relação ao Contrato Organizativo de Saúde e verificar o que é melhor para o município de Colinas, afirmou.

O prefeito de Ponte Alta do Bom Jesus, José Luciano Azevedo, ressaltou a importância da participação dos gestores neste encontro. “Nós prefeitos devemos estar interados do assunto e sabermos às obrigações de cada ente federal, estadual e municipal”, disse.

Durante a manhã, houve mesa redonda com assunto: “Uma Análise entre os entes federados para a assinatura do COAP no Tocantins”. com a palestrante Neyde Glória Moreira Garrido, Coordenadora Geral de Contratualização Interfederativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde – MS.

Participaram da cerimônia de abertura, Representando a Secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva, a diretora Geral de Gestão e Acompanhamento Estratégico da Secretaria de Estado da Saúde – Sesau, Maria Luiza Salazar Freire, o presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Tocantins - Cosems, Rui Araújo de Azevedo, a Coordenadora Geral de Contratualização Interfederativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde – MS, Neyde Glória Moreira Garrido, o representante do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde – Conasems, Marcos da Silveira Franco, o Presidente do Conselho Estadual de Saúde do Tocantins – CES, Neirton José de Almeida. (Ascom Sesau)