Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Valério Zelaya

Os avanços conquistados na rede municipal de saúde nos últimos quatro meses e os desafios da gestão para implementar os serviços para a comunidade foram discutidos com a população e vereadores em audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira, 29.

As conquistas, como a realização do concurso público para os servidores públicos e o processo de reestruturação da Assistência Farmacêutica, foram apresentadas pelo secretário de Saúde, Luiz Teixeira, que na ocasião também respondeu questionamentos dos vereadores e de representantes da sociedade civil organizada.

Entre os avanços apontados está a redução de 53% das notificações de Dengue nos primeiros quatro meses do ano, em relação ao mesmo período de 2013; a conclusão do processo de compras de medicamentos e a implantação do sistema informatizado de gerenciamento do abastecimento farmacêutico.   

Na Atenção Básica, a Secretaria implantou três Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF). Localizados nas regiões Norte, Sul e Centro, e formado por profissionais nas áreas de assistência social, nutrição e  psicologia, os NASF´s dão suporte aos serviços já prestados nas Unidades de Saúde, contribuindo com o desenvolvimento de projetos e melhor qualificação do atendimento.

A estrutura física das Unidades também recebeu  atenção com a licitação para a construção das USF´s da 409 Norte, 1304 Sul, 207 Sul e Setor Sul, além da reforma e ampliação  da USF´ Laurides Milhomem, e licitação para reforma da  Novo Horizonte, Alto Bonito, 307 Norte e São João, esta última na Zona Rural. A Secretaria também está negociando a reforma dos prédios do SAMU 192, e do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), além de ter locado um novo prédio para o CAPS II.

Outra boa notícia é a superação  da meta em mais de 100% na campanha de Vacinação contra o HPV. A meta na Capital é vacinar 80% de um total de  6.295 meninas na faixa etária de 11 a 13 anos. Na aplicação da primeira dose foram vacinadas 6.600, superando a meta estabelecida.

Também houve avanço, este fundamental para a estruturação da rede, na área de recursos humanos, com a realização do concurso público da saúde, que terá seu resultado divulgado em junho, e em seguida, iniciado o processo de posse dos aprovados. A contratação dos concursados deverá suprir a demanda de profissionais da saúde, e garantirá estabilidade para que os servidores desenvolvam projetos e ações junto as Unidades, diminuindo a rotatividade no quadro.

Após responder questionamentos de representantes da sociedade civil organizada e dos vereadores, Luiz Teixeira afirmou que  a gestão está consciente que a rede de saúde municipal tem problemas a serem resolvidos, mas que os desafios estão sendo solucionados e que a equipe de trabalho além de comprometimento, tem buscado vencer os desafios. “Posso afirmar que estamos construindo possibilidades reais de um SUS melhor para todos”, ressaltou ao agradecer a oportunidade de ter uma maior aproximação com a sociedade. (Secom Palmas)