Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Secretaria de Infraestrutura do Estado do Tocantins – Seinfra, anunciou nesta segunda-feira, 02, a reforma das barreiras fixas da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins – Adapec. De acordo com o superintendente de obras públicas da Seinfra, Antônio Marques, as obras devem ter início em 10 dias após a licitação. “Nossa expectativa é entregar a reforma em 45 dias,” comentou.

Ao todo 30 barreiras serão reparadas. De acordo com o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, esta reforma atende uma das exigências da União Europeia, que realizará em outubro deste ano uma vistoria ao Tocantins com o objetivo de ampliar o mercado de carne. “O Governo do Estado juntamente com o apoio da Seagro e Seinfra determinou que fosse realizada estas obras. Isso demonstra o compromisso do Governo com a qualidade de um serviço de defesa eficiente para o nosso Estado, visando à abertura de novos mercados para os produtos da agropecuária, com destaque, à abertura do mercado europeu para nossa carne bovina, um dos mais exigentes do mundo”.  

A diretora de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal, Leila Pessoa, que estas obras proporcionarão mais estrutura e condições de trabalho aos fiscais, profissionais que exercem um papel importante na defesa do Estado. 

Funcionários

O Conexão Tocantins divulgou em algumas matérias, a insatisfação dos funcionários da Adapec com as condições de trabalho e de infraestrutura dos escritórios das barreiras do órgão. Reclamações por falta de pagamentos, falta de estrutura para manter a realização dos trabalhos, falta do básico para higiene, de locais e materiais adequados para os trabalhadores, e reclamaram, inclusive, das barreiras fixas, que segundo eles, a situação é caótica. Os funcionários ameaçavam fazer paralisação e alguns realizaram protesto. (Da redação com informações da Adapec)