A partir desta terça-feira, 3, o usuário do transporte público da Capital passa a contar com um mecanismo que vem para auxiliar na manutenção da qualidade na prestação de serviço. O Centro de Controle Operacional de Transporte Público vai possibilitar à Secretaria Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte acompanhar de perto toda a movimentação da frota na cidade.
O sistema foi adquirido pelo Sindicato das Empresas de Transporte e cedido para Prefeitura através de um Termo de Cooperação, para uma fiscalização mútua. A ativação do sistema aconteceu nesta manhã na presença do prefeito Carlos Amastha. “Não tem condições que o cidadão espere tanto tempo para ser atendido, esse mecanismo é um dos caminhos apontados e dentro de dois anos esperamos acabar com essa espera e com a meta de 100% de eficiência”, enfatizou.
A ferramenta também será usada para medir a elevação do conceito das empresas em tempo real e confrontar as reclamações do usuário sobre a prestação de serviço, sendo que a Prefeitura terá condições de cobrar essa eficiência. Hoje, a Capital tem disponível 217 ônibus, sendo 205 em circulação e 17 reservas, para 69 linhas, a média diária é de cerca de 80 mil usuários.
Monitoramento
O sistema é inédito na região Norte do Brasil e já é usado em países da Europa como Portugal e Guatemala, na América Central. Os ônibus são equipados com GPS e o sistema transmite dados como horário de partida e chegada. É possível saber também se o motorista não efetuou a parada em determinado ponto, bem como o controle de velocidade e quantidade de passageiros no interior do veículo, além do horário exato em cada parada e, o mais importante, tudo em tempo real.
Ao todo quatro operadores vão trabalhar no monitoramento do sistema e os agentes de fiscalização vão continuar em campo para acompanhar de perto o serviço. De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Público da Capital, José Antônio dos Santos Júnior, o sistema vem para mostrar transparência ao serviço prestado tanto para o poder público quando para os usuários. “Não resta dúvida que nós somos muitos criticados e esse sistema irá provar a nossa eficiência e corrigir as falhas de imediato quanto houver”, disse Santos.
De acordo com o Secretario, Cristian Zini, o quadro de horário foi enviado pela Prefeitura às empresas de ônibus. “Afinal esse serviço é uma concessão pública, e o poder público deve cobrar a eficiência total do serviço, então essa também é uma forma das empresas ter certeza se seus funcionários estão cumprindo o cronograma”, disse Zini. (Secom Palmas)