Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antônio Gonçalves

Com investimentos na ordem de R$ 8.986.481,92, as obras de macrodrenagem da Avenida LO-19, iniciadas em setembro do ano passado tem prazo de 18 meses para conclusão. Entretanto, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) busca soluções para antecipar a conclusão da obra. A previsão é que a benfeitoria fosse entregue nos primeiros meses de 2015, mas a Seisp vem estudando medidas para tornar possível a entrega ainda neste ano. 

A obra chegou a ser suspensa no período de chuvas por se tratar de um serviço complexo e que poderia ser comprometido pelas águas pluviais. Mas o trabalho foi retomado em maio deste ano. 

O secretário Marcílio Ávila explicou que todo o esforço é para que o serviço possa ser entregue no início do período chuvoso amenizando os transtornos causados pelo acúmulo das águas pluviais. "Estamos buscando uma forma de agilizar o serviço para que ele fique pronto até o final do ano, período em que a chuva se torna mais intensa", reitera. 

De acordo com a superintendente de Obras da Seisp, Valéria Hollunder, foram realizadas algumas reuniões com equipes da secretaria para buscar uma forma de concluir o serviço antes do prazo estipulado no contrato. “Com as obras da Avenida LO-15 que abrangem também as avenidas NS-01, NS-02 e NS-04 além da microdrenagem de parte da quadra 604 Sul e este serviço na Avenida LO-19, a captação das águas da chuva será bem mais efetiva, minimizando bastante os problemas causados no período chuvoso na região" explica Valéria. 

A obra de macrodrenagem da LO-19 compreende o trecho entre as avenidas NS-10 e NS-05, com lançamento no Córrego do Pratinha. A galeria de águas pluviais captará as águas que escoam durante as chuvas das quadras adjacentes, como a 706, 704, 806 e 804 Sul, minimizando assim o lançamento de águas na Avenida Theotônio Segurado. 

Os recursos investidos na obra são do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC1. Além da macrodrenagem e pavimentação, será realizada a duplicação da avenida entre as avenidas NS-02 e NS-04. (Secom Palmas)