Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) promoverá na próxima quinta-feira, dia 19, uma Palestra sobre o Programa Eco Seringueira no município de Campos Lindos, distante a 491 km de Palmas. A palestra faz parte da programação da 9º Festa da soja do município e será realizada na sede da Associação Planalto, na Avenida Amazonas no centro da cidade, a partir das 17h.

O tema da palestra será “Silvicultura, com ênfase em seringueiras” e abordará o Programa Eco Seringueira, Manejo do solo para implantação e condução do seringal e linhas de crédito para a cultura. O diretor de Agroenergia e Florestas Plantadas da Seagro, Sales do Couto, ficará responsável pela apresentação.

Este ano, o Programa Eco Seringueira já realizou atividades nos municípios de Santa Fé do Araguaia, Pedro Afonso, Araguatins, Palmeirante e agora Campos lindos. “Além de possibilitar o desenvolvimento econômico do produtor rural, o plantio de florestas contribui para que o Tocantins alcance sua meta de redução de gases do efeito estufa até 2020, como firmado no Plano da Agricultura de Baixo Carbono (ABC)”, disse o secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua.

Com o objetivo de promover a troca de experiências e propagar novas tecnologias sobre agricultura e agronegócio, a Festa da Soja de Campos Lindos, já é um evento tradicional para produtores e população em geral da região. A expectativa da organização é atrair um público de seis mil pessoas por dia. A festa começa nesta quinta- feira, dia 19 e segue até o próximo domingo, dia 22.

Mercado

O látex, ou borracha natural, é obtido a partir da extração do leite da seringueira e tem mercado garantido. Os produtores só precisam fazer o manejo da floresta e extrair o produto, que é buscado nas propriedades pelos empresários. Cada hectare plantado com as árvores pode render por mês R$ 1.500, ao heveicultor. Em 2011, a área plantada de seringueira no Estado era de 1.840 ha, enquanto em 2013, estudos indicam uma área de 6.825 ha, o que significa um crescimento de 270%, em dois anos. (Ascom Seagro)