Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Ascom/TJTO

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, durante sessão do Tribunal Pleno, escolheu nesta quinta-feira (26/6) um novo desembargador para integrar a Corte. O magistrado Helvécio de Brito Maia Neto, após certame concorrido, compôs lista tríplice e teve seu nome escolhido pela presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente.  O novo desembargador foi elevado ao cargo pelo critério de merecimento, disputando a vaga com outros nove juízes. 

A solenidade de posse foi realizada minutos após a escolha, em sessão especial, presidida pela desembargadora Ângela Prudente. O magistrado Helvécio de Brito Maia Neto foi conduzido ao Pleno pelo desembargador Daniel Negry e recebeu a saudação da corte por meio do desembargador Marco Antony Villas Boas que elogiou sua trajetória na magistratura e na política interna associativista. “Sua altivez, transparência e qualidades morais engrandecerão certamente o Poder judiciário”, afirmou. Representando o Ministério Público, o promotor Marco Antônio Bezerra parabenizou o magistrado, “eu desejo, em nome do ministério Público, uma judicatura plena e brilhante”. 

Após tomar posse o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto se emocionou ao falar da conquista. “Alegria e gratidão fizessem presença de forma tão intensa e verdadeira na minha vida nesse momento. Com o coração cheio de gratidão e esperança quero afirmar que estou pronto para cumprir essa missão. Me sinto extremamente honrado depois de quase 25 anos de magistratura, pretendo bem representar a carreira em 2ª instância e a boa composição desta Corte tocantinense no cenário nacional”, garantiu.  

Antes de encerrar a sessão de posse a desembargadora Ângela Prudente também deus as boas vindas ao novo membro da Corte e o parabenizou. “Em nome do Tribunal parabenizo e rogo a Deus, que como sempre, o ilumine e dê sabedoria, pois competência Vossa Excelência já tem e que esta seja uma das muitas vitórias na sua vida, o Poder Judiciário se engrandece com sua presença”, finalizou a presidente TJTO.

Certame

O desembargador Helvécio de Brito Maia Neto assume a vaga deixada pelo desembargador Carlos Souza, aposentado. Para a escolha do novo membro, além de Maia Neto também integravam a lista, as magistradas Adelina Gurak e Etelvina Felipe Sampaio. 

Breve currículo

Helvécio de Brito Maia Neto, é  natural de Aracajú, Sergipe, tem 56 anos, é Bacharel em Direito, graduado pela Universidade Tiradentes – UNIT – Aracaju - Sergipe, curso concluído em 1986. Tomou posse como Juiz de Direito do Poder Judiciário do Estado do Tocantins em 13 de novembro de 1989. Anteriormente também foi delegado de Polícia e defensor público no Estado de Sergipe. Foi presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins – Asmeto, por três mandatos (2000/2002 – 2002/2004 - 2012/2014). Atualmente é vice-presidente Regional da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais – Anamages (2014/2016) e conselheiro Fiscal da Associação do Magistrados Brasileiros – AMB – (2014/2016).