Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Ascom bombeiros

A Corrida da Tocha abriu a programação em comemoração à 8ª Semana do Bombeiro. A solenidade de abertura foi realizada na manhã desta sexta-feira, 27, na Praça dos Girassóis, em frente à entrada principal do Palácio Araguaia. Em seguida à cerimônia, a tocha percorreu ruas da Capital, sendo carregada pelos militares da Corporação até o 1° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Erli Lemes, destacou a importância de se comemorar a Semana do Bombeiro. “O Dia Nacional dos Bombeiros é comemorado em todos os Estados brasileiros em 2 de julho e nós tiramos essa data para homenagear os nossos bombeiros e lembrá-los o quão importantes eles são para a sociedade; e também lembrar à sociedade o quanto amamos o que fazemos”, explicou. Lemes ressalta que para cuidar das pessoas todo bombeiro está disposto, inclusive, a sacrificar a sua vida para salvar aqueles que precisam dele.

O comandante-geral da Polícia Militar, Luis Claudio Benício, representou o governador do Estado do Tocantins, Sandoval Cardoso, na cerimônia e falou sobre o importante papel da corporação. “A representação do Corpo de Bombeiros é muito importante para nós, sendo um dos órgãos mais importantes que nós temos no Estado, pois eles estão prontos para salvar vidas e isso muito enaltece o Estado do Tocantins”, disse.

A Semana do Bombeiro está promovendo diversas competições com o objetivo de integrar os membros da corporação à sociedade. Neste sábado, 28, acontece a Travessia do Lago - saindo da Ilha do Canela, às 7h30,  em direção à Praia da Graciosa. A programação segue durante a próxima semana com futebol society, competição Bombeiro de Aço e Corrida do Fogo.

Dia do Bombeiro

No dia 2 de julho comemora-se o Dia do Bombeiro. A data foi decretada oficial no Brasil no ano de 1954. Os primeiros registros dos serviços do Corpo de Bombeiros no Brasil surgiram no ano de 1856, quando o imperador D. Pedro II assinou um decreto que caracterizava a diminuição dos incêndios.

Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins é uma corporação cuja missão consiste na execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito do Estado do Tocantins. O Corpo de Bombeiros do Estado é o mais recente criado no Brasil e iniciou suas atividades em 14 de dezembro de 1992, ligada organicamente à Polícia Militar do Tocantins.

A primeira turma, com 49 bombeiros, formou-se em 14 de janeiro de 1994. A sede da corporação funcionava junto ao Comando Geral da Polícia Militar, no antigo prédio da Assembleia Legislativa do Estado. Em 2005, o Corpo de Bombeiros desvinculou-se da Polícia Militar, passando a dispor de estrutura administrativa e financeira própria. Atualmente, a corporação conta com um efetivo de 424 bombeiros. (ATN)