Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Elson Caldas 87 homens e 10 mulheres foram treinados através do Curso de Formação de Soldados e tem a missão de salvar vidas 87 homens e 10 mulheres foram treinados através do Curso de Formação de Soldados e tem a missão de salvar vidas
  • Com a nota 92,22, o bombeiro André Luis Tonaco Costa comemora a primeira colocação na turma

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins recebeu neste sábado, 13, 97 novos soldados aptos a combater na água, na terra e no ar. São 87 homens e 10 mulheres que foram treinados através do Curso de Formação de Soldados (CFSD/2014) e tem a missão de salvar vidas.

Com a nota 92,22, o bombeiro André Luis Tonaco Costa foi o primeiro colocado da turma e confessa que já está animado para iniciar o trabalho. “Nós nos dedicamos muito ao curso e espero prestar o melhor serviço de bombeiro militar para a população, assim como a corporação já presta para o Estado do Tocantins” disse.

A bombeira Tânia Braganholo Figueiredo é uma das 10 mulheres que se formou e conta como foi difícil se tornar soldado. “A jornada foi difícil para todos nós e, principalmente, para nós mulheres, mas o importante é que nenhuma das 10 mulheres desistiu. Somos guerreiras e estamos ansiosas para iniciar o trabalho e enfrentar os novos desafios que virão”, cotou.

“É motivo de muito orgulho e alegria efetivar a formatura desses 97 novos bombeiros. A missão do bombeiro é cuidar das pessoas e agora temos mais 97 companheiros que vêm reforçar o trabalho desenvolvido pela corporação. Assim iremos continuar cuidando do povo tocantinense”, destacou o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, coronel Erli Lemes.

O vice-governador Tom Lyra esteve na cerimônia e destacou a importância do Corpo de Bombeiros para a sociedade. ”Uma força importante para complementar proteção da nossa sociedade. É motivo de muito orgulho e muita satisfação presenciar este momento. Com efetivação dos novos soldados quem ganha é o povo tocantinense”, disse.

Curso de Formação

Durante sete meses os candidatos a soldado do Corpo de Bombeiros foram treinados sob as condições mais diversas, aprendendo teoria e prática sobre a rotina de atividades do bombeiro. Ao todo, foram 1.315 horas aulas, preparando os 97 novos bombeiros para trabalharem nas diversas frentes de atuação, como: Busca e Salvamento, Combate à Incêndio, Defesa Civil e Atendimento Pré-Hospitalar.

Concurso

O concurso para soldado bombeiro, iniciado em agosto do ano passado, teve seis etapas: prova escrita; teste de aptidão física; avaliação médica e odontológica, avaliação psicológica; avaliação de bons antecedentes e Curso de Formação de Soldados. O salário inicial previsto no edital para os aprovados que tomarem posse é de R$ 3.228,28. (ATN)