Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Confira abaixo, no final da matéria, o vídeo das manobras feitas na avenida principal da cidade Confira abaixo, no final da matéria, o vídeo das manobras feitas na avenida principal da cidade

Aconteceu em Itacajá Tocantins no último sábado, 26, uma apresentação na rua central da cidade com manobras radicais realizadas com carros adaptados. Um vídeo mostra que muitas pessoas acompanhavam à apresentação muito próximas dos veículos sem nenhuma proteção e segurança e tudo aconteceu em plena luz do dia com autorização da Prefeitura do município.

Segundo alguns moradores, dois carros faziam as manobras radicais e no decorrer da apresentação, parafusos voavam para todo lado. “Acabaram com uns 30 pneus. Tinham muitas pessoas perto dos carros para verem à apresentação e enquanto isso saiam parafusos para todos os lados”, afirmou um adolescente que é morador de Itacajá. 

No vídeo pode-se ver inclusive uma criança no colo de um adulto quando um dos carros passa próximo bem próximo. 

Prefeitura

Segundo a prefeita de Itacajá, Maria Aparecida Lima, as apresentações foram permitidas por se tratar de convênio com uma "Confederação do Esporte ligada à CBF". Maria Aparecida, entretanto, não soube informar qual confederação é esta e nem soube dar maiores detalhes de quem são os responsáveis. Ela também não sou informar se o evento teve autorização do Corpo de Bombeiros. A prefeita afirmou que quem saberia passar mais informações seria o seu filho que esteve à frente do evento. 

O filho da prefeita, que é secretário municipal da Saúde de Itacajá, Luciano Lima Costa, informou ao Conexão Tocantins que tudo foi feito dentro das normas, com autorização, segundo ele, da justiça, Corpo de Bombeiros e Federação Tocantinense de Automobilismo.

Já o secretário de esportes do município disse que estava viajando no dia em que aconteceu o evento e disse que não poderia passar mais informações por não tê-las. 

Segurança

A prefeita informou que, mesmo com receio, foi garantido segurança. “A gente conseguiu com a confederação de esporte em parceria com a Prefeitura. Eu questionei com o pessoal da confederação, inclusive, e eles disseram que não tinha nenhum risco. Que os profissionais têm de 8, 10 anos de profissão. Eu fiquei com certo medo sim, mas segundo eles que são profissionais e são preparados pra isso, não tinha nenhum risco”, afirmou.

Ainda segundo a prefeita Maria Aparecida, apenas uma fita separava as pessoas dos carros e a apresentação aconteceu no centro da cidade por se tratar da rua com mais espaço para tais manobras. Entretanto, é possível ver no vídeo, que sequer a fita de proteção informada pela prefeita foi colocada no local para delimitar o acesso e posicionamento do público.

A prefeita informou que mais apresentações poderão acontecer no ano de 2015, mas, segundo ela, será garantido a segurança de todos. 

Bombeiros 

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins o último evento autorizado pelos bombeiros em Itacajá foi o Rally das Águas e informou desconhecer autorização para o evento com os carros esportivos. 

O Conexão Tocantins tentou entrar em contato com Federação Tocantinense de Automobilismo, mas não obteve exito nas tentativas.(Atualizada às 17h30)