Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

Uma equipe de profissionais do Núcleo de Atendimento Henfil está na Policlínica da 108 Sul nesta segunda-feira, 28, realizando testes rápidos de Hepatites Virais e DST/Aids e entregando kits de prevenção contendo preservativos, gel lubrificante e cartilhas informativas sobre prevenção dessas enfermidades.  

O servidor público aposentado Antônio Silveira foi o primeiro morador a realizar os testes rápidos e ficou impressionado com a celeridade na coleta. “O procedimento chamou minha atenção pela rapidez que foi feita a coleta. Um furinho no dedo e menos de 10 minutos eu já estava saindo da sala para aguardar o resultado”, afirmou Silveira. 

Ainda de acordo com o usuário a saúde sempre foi uma preocupação dele e da sua esposa. “Eu vim aqui hoje para trazer minha esposa para uma consulta e aproveitei a facilidade do teste rápido para saber se tenho alguma dessas enfermidades. Nós sempre fazemos acompanhamento periódico de nossa saúde”, explicou o senhor Antônio. 

O senhor Sérgio Ramom Perez também fez o teste rápido logo nas primeiras horas de atendimento. “Eu soube pela televisão hoje cedo e achei interessante vir aqui pois tudo que diz respeito à minha saúde é muito importante”, explica o aposentado de 74 anos. 

Para a enfermeira Bárbara Leal que realiza a coleta do sangue para os testes trata-se de uma ação rápida porém muito importante. “As pessoas têm uma agenda muito corrida, às vezes esquecem de pequenos detalhes com relação à saúde. Por isso, a equipe se desloca e fica mais próxima dos moradores de cada quadra dando-lhes oportunidade de realizar testes importantes como estes”, afirmou a profissional de Saúde. 

Outro conselho dado pela enfermeira é para aqueles que não puderem fazer o teste hoje. “Este atendimento é realizado o ano inteiro na sede do Núcleo Henfil, o interessado deve ir ao local com cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e documentos pessoais”, frisou Leal.

O atendimento com testes rápidos é realizado por cinco servidoras, sendo duas enfermeiras padrão, duas assistentes sociais e uma técnica em enfermagem.

Os testes são feitos em  tempo médio de 50 minutos, sendo 10 minutos para a coleta e 40 minutos para o recebimento do resultado. Na Policlínica, estão sendo feitos testes de Hepatites B, C, Sífilis e HIV.

Para a coordenadora Administrativa da Policlínica da 108 Sul, Celeste Moreira Barbosa, trata-se de uma ação muito positiva. “Todas as formas de prevenção e diagnóstico precoce são um fator benéfico na luta contra enfermidades. A população deve aproveitar ações como estas do teste rápido para acompanhar melhor sua saúde”, afirmou a funcionária pública.

 Dia Mundial de Luta contra Hepatites

O dia 28 de julho é lembrado como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, que tem o objetivo de desenvolver atividades para o fortalecimento da prevenção e controle da doença. A data traz um alerta sobre as hepatites B e C – doenças  infecciosas causadas por vírus que atingem o fígado, órgão que executa várias funções vitais para o nosso corpo.

O Brasil tem como prioridade, até 2015, a realização de campanhas nacionais que estimulem os seus cidadãos a se vacinarem gratuitamente contra a hepatite B e buscarem o diagnóstico precoce. O objetivo é atingir cobertura vacinal superior a 90% e identificar os quase dois milhões de brasileiros que o Ministério da Saúde estima que estejam infectados pelos os vírus B e C. (Secom Palmas)