Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Secretaria Adriana com a embaixadora Liliana Ayalde (vestida com terno azul) e diretores de escolas norte-americanas Secretaria Adriana com a embaixadora Liliana Ayalde (vestida com terno azul) e diretores de escolas norte-americanas

Como vice-presidente região Norte do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, recebeu diretores norte-americanos que participam de intercambio profissional do Prêmio Gestão Escolar. O encontro foi realizado em Brasília (DF) na tarde desta segunda-feira, 4, na Embaixada dos Estados Unidos, e contou com a participação da embaixadora Liliana Ayalde.

Para a secretária Adriana Aguiar, representar o Consed em um encontro que promove parcerias entre Brasil e Estados Unidos é importante para as relações institucionais entre os dois países, em especial na área da educação, e também para mostrar as experiências de sucesso realizadas no Tocantins. “Sem dúvida alguma o Tocantins tem na rede estadual de ensino escolas que promovem uma gestão criativa, participativa com a comunidade escolar e capazes de apresentar bons exemplos. A troca de experiências é importante justamente porque permite conhecer projetos que podem ser adaptados a outras realidades. E neste contexto o Tocantins tem o que mostrar”, disse a secretária.

Conforme o Consed, a embaixadora norte-americana afirmou que  “o programa tem tido um grande êxito” e que o objetivo é “dar continuidade a essa parceria com o Consed, que engrandece a educação e a gestão escolar nos dois países”.

Oito diretores participarão do programa de intercâmbio de diretores escolares que é considerado umas das ações mais importantes do PGE e acontece durante este mês no Brasil. Na programação com os diretores há, ainda, o Seminário Internacional de Boas Práticas em Gestão Escolar, que será realizado pelo Consed, em parceria com Embaixada e diversas instituições ligadas à educação, nos próximos dias 14 e 15.

Prêmio Gestão no Tocantins

O Prêmio Gestão Escolar (PGE) é referência para educadores e profissionais que trabalham em escolas de todas as redes de ensino. Em 2011, o Tocantins recebeu pela primeira vez o título nacional do Prêmio Gestão Escolar a partir do trabalho realizado na Escola Estadual Presidente Costa e Silva, em Gurupi, município a 230 Km, na região Sul do Estado.

À época a diretora da escola, responsável pela gestão que trouxe ao Tocantins o PGE, era a secretária Adriana Aguiar. “O intercâmbio tem o objetivo de dar aos diretores o privilégio de conhecer experiências educacionais com uma cultura e sistemas escolares diferentes dos nossos”, destacou Adriana.