Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Ultrassonografias, mamografias e exames preventivos do câncer do colo de útero estão sendo oferecidos a moradoras de Divinópolis, Colinas do Tocantins e Aragominas através da Carreta da Mulher, veículos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) equipados para levar à população feminina do interior do Tocantins atendimento especializado em diagnóstico precoce do câncer de colo e de mama.

Desde o começo do ano, a carreta já passou por 66 municípios realizando 200 exames por semana. Segundo Maria Rita Cabral, técnica da Área Técnica do Câncer da Sesau, desde maio de 2013, quando a carreta iniciou os atendimentos nos municípios, cinco mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama e outras três com câncer de colo de útero.

“O diagnóstico precoce é muito importante porque permite o tratamento adequado para se evitar o desenvolvimento do câncer. Mesmo mulheres identificadas com uma lesão de alto grau no colo do útero têm grandes chances de se tratar e evitar a evolução da doença, chegando a cura”, explica Maria Rita.

Atendimentos

As carretas realizam atendimento em Divinópolis até o próximo dia 15 de agosto, em Colinas do Tocantins até 29 de agosto e em Aragominas até dia 8 de agosto. Têm direito à mamografia mulheres a partir dos 45 anos até os 69 anos e ao exame preventivo de câncer de colo uterino mulheres a partir dos 25 anos até os 64 anos. As ultrassonografias são indicadas a partir da avaliação médica.

Para buscar atendimento, Maria Rita explica que as mulheres residentes nesses municípios podem buscar mais informações sobre como obter atendimento na Unidade de Saúde mais próxima de casa. (Ascom/Sesau)